O projeto “Feito pra Brincar”, dos artistas Yuri Vasconcellos e a arte-educadora Ana Luiza Barbosa, está levando a cultura de Cabo Frio para o Chile com a exposição internacional “Pintando as Brincadeiras da Minha Infância – Cabo Frio x Chile”. A mostra, que valoriza o brincar como patrimônio, foi selecionada pelo Edital 03/2025 – Caminhos Culturais, na modalidade de Intercâmbio Artístico Cultural Internacional, e conta com o apoio do Ministério da Cultura (PNAB).
A mostra será exibida simultaneamente em dois importantes museus chilenos. A primeira abertura ocorre no dia 18 de outubro de 2025 no Museu ARTEQUIN Santiago, e a segunda, no dia 24 de outubro de 2025, no Museu ARTEQUIN Viña del Mar.
A exposição reúne murais e pinturas digitais em grande formato que retratam brincadeiras tradicionais brasileiras como pipa, pião e bilboquê, com foco na acessibilidade e interação com o público infantil. As obras foram duplicadas para compor simultaneamente as duas mostras, com montagem adaptada a cada espaço, e serão doadas aos museus ao final da exibição, integrando seus acervos permanentes.
Durante a exibição no Chile, será lançado o livro infantil “Super Gibi das Brincadeiras Tradicionais”. Escrito e ilustrado por Yuri Vasconcellos, o gibi inclui obras de seu pai, o renomado artista plástico Ivan Cruz. Publicado originalmente no Brasil em 2024, o gibi apresenta as brincadeiras de infância do autor em Cabo Frio em formato de história em quadrinhos. O livro conta com recursos de acessibilidade como audiodescrição, fonte ampliada e texto facilitado, disponível em português na versão física e audiolivro.
O projeto também oferece uma exposição digital de todas as obras e um livreto artístico-pedagógico em espanhol e português, com artes para colorir e conteúdos culturais e educativos. Todo o material está disponível gratuitamente em PDF no site oficial.
“Tive a alegria de conhecer o Chile em janeiro de 2025 e me surpreendi com toda sua riqueza cultural, muita arte e paisagens incríveis. Os Museus ARTEQUIN nos encantaram com suas propostas museológicas voltadas especialmente para as crianças, nosso principal foco de trabalho e pesquisa. Agradeço às instituições que acolheram a exposição e nos permitiram levar um pouco da arte e cultura brasileira ao público chileno. Afinal, a vida é feita pra brincar!”, destacou Yuri Vasconcellos.
Após o retorno ao Brasil, o projeto realizará ações socioculturais gratuitas em Cabo Frio. No dia 29 de novembro, o MART – Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio sediará a exposição de todas as obras exibidas no Chile e um bate-papo com o público, além de atividades educativas no Colégio Municipal Rui Barbosa, voltadas aos estudantes da rede pública.