sexta, 09 de maio de 2025
sexta, 09 de maio de 2025
Cabo Frio
24°C
Magnauto
Magnauto site
RECONHECIMENTO

Documentário sobre zepellin que caiu em Arraial na Segunda Guerra é premiado em festival no Rio

Filme é baseado em livro do pesquisador Leandro Miranda, lançado pela Sophia Editora em 2017

30 setembro 2022 - 13h12Por Rodrigo Branco

O pesquisador Leandro Miranda recebeu o prêmio de melhor documentário no Festival de Cinema de História Militar, o Militum, durante cerimônia realizada na quarta-feira, dia 28, no Museu Militar Conde de Linhares, no Rio. A produção realizada pela Secretaria de Comunicação de Arraial do Cabo é baseada no livro de Leandro, “K36 – o Zeppelin que caiu no Cabo”, lançado em 2017 pela Sophia Editora, e que conta a história da queda de um dirigível em Arraial do Cabo, em plena Segunda Guerra Mundial.

A obra concorreu com outros 36 documentários inscritos na categoria “Apollo Historiador”, que premia documentários sobre eventos históricos que são relativamente desconhecidos, como o acidente, ocorrido na madrugada de 17 de janeiro de 1944, em um morro da Ilha do Farol. O inusitado episódio, que deixou dois dos dez tripulantes feridos levemente, surpreendeu o júri, que recebeu a obra calorosamente. Leandro Miranda, popularmente conhecido como Leo do Blimp, não escondeu a alegria de ser premiado.

– Ficou bem bacana esse documentário. A gente fez algumas modificações para adequá-lo ao Festival, que é produzido pela Pátria Filmes. Já é o quarto ano de festival, que já é bem reconhecido no meio militar e, para nossa grata surpresa, a gente foi contemplado. A gente foi muito bem recebido lá, pelos jurados, que depois do resultado vieram dar os parabéns para a gente, porque era um fato desconhecido, e também pela forma que foi feito o documentário, de forma bem explicativa – disse Leandro, à Folha. 

O livro foi objeto do esforço de Leandro, que fez um minucioso trabalho de pesquisa, que durou dois anos e foi custeado do próprio bolso.