A trajetória de um dos políticos mais influentes do interior do estado do Rio de Janeiro será mostrada durante esta semana no Charitas – Casa de Cultura José de Dome, em Cabo Frio. A exposição 'Wilson Tito Mendes' fica em cartaz no espaço cultural a partir desta terça-feira (12) e retrata a vida do homem público, que foi preso, teve o mandato de deputado estadual cassado e os direitos políticos suspensos por dez anos, durante a ditadura militar. A mostra vai até sábado (16), incluindo o feriado da Sexta-Feira Santa (15).
Responsável pela curadoria e organização da exposição, a professora aposentada de História e de Literatura Brasileira Júnia Rocha disse que o objetivo é apresentar a biografia política de um cidadão cabo-friense comprometido com a democracia.
– As arbitrariedades que envolveram o golpe militar de 1964, bem como seus desdobramentos, nunca estiveram restritos aos grandes centros urbanos, mas afetaram e muito o interior do país, carecendo de maiores abordagens. Retirar do esquecimento e trazer as lutas políticas nacionais e a forma como se disseminaram no interior, tomando como objeto a vida pública de Wilson Mendes, afim de inseri-lo com justiça na história, é o principal objetivo deste trabalho. Para tanto, a exposição tem por base elementos de pesquisa do livro ainda não publicado de minha autoria. Que a retomada da memória daqueles que foram perseguidos pelas atrocidades impostas pelo Golpe sirva para uma reflexão consciente de nossa sociedade como um todo – explicou.
Pai do ex-prefeito Marquinho Mendes e formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Wilson foi um dos fundadores do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), em Cabo Frio, em 1945. Foi eleito vereador pela legenda em 1954 e reeleito quatro anos depois, quando Edílson Duarte assumiu a Prefeitura. Na Assembleia Legislativa, teve a atuação ligada às causas sindicais e às cobranças por melhorias estruturais para os municípios da Região dos Lagos, até sofrer com as arbitrariedades do regime de exceção, endurecido pelo Ato Institucional nº 5 (AI-5), de dezembro de 1968.
A exposição 'Wilson Tito Mendes' foi um dos projetos contemplados pelo Prêmio Evandro Terra, da Prefeitura de Cabo Frio, com recursos da Lei Aldir Blanc.
Serviço
Exposição 'Wilson Tito Mendes' :
Local: Charitas – Casa de Cultura José de Dome (Avenida Assunção, 855, Centro, Cabo Frio).
Data e horário: de 12 a 16 de abril (terça-feira, dia 12, das 14h às 18h; quarta e quinta-feira, dias 13 e 14, das 9h às 18h; sexta e sábado, dias 15 e 16, das 14 às 19h).