quarta, 02 de julho de 2025
quarta, 02 de julho de 2025
Cabo Frio
20°C
Park Lagos
Cabo Frio

‘Cê é Filho de Quem?’ estreia no Carnaval de Cabo Frio

Novo bloco vai às ruas domingo e terça-feira

09 fevereiro 2018 - 09h44

ALEXANDRE FILHO

O carnaval deste ano em Cabo Frio vai contar com uma novidade. O blo­co ‘Cê É Filho de Quem?’ vai desfilar pela primeira vez pelas ruas da cidade e promete levar alegria aos foliões, no domingo e na terça-feira, com concen­tração às 11h, na Rua Rui Barbosa, e saída às 15h, percorrendo as principais ruas do Centro.

A ideia surgiu ano pas­sado, quando um grupo de amigos que já curtem o carnaval cabofriense há várias décadas juntos sa­íram despretensiosamen­te tocando pelas ruas do Centro e arrastando um pequeno número de foli­ões durante o carnaval de 2017. Ao ver o sucesso que fizeram e, principal­mente a felicidade das pessoas, decidiram colo­car o seu próprio bloco na rua no ano seguinte.

Os irmãos Walter Mu­reb, o Waltinho, de 55 anos, e João Batista Mu­reb, de 52 anos, são dois dos 30 sócios fundado­res do “Cê É Filho de Quem?”. Eles explicam que desde o ano passado os fundadores vêm arreca­dando fundos para bancar os custos, como os músi­cós – o bloco vai sair com os músicos da banda do maestro Jessé Menezes – e banheiros químicos.

– Em Cabo frio, por ser uma cidade pequena, e todo mundo se conhecer, na época de colégio a gen­te ia brincar na casa dos amigos e as pessoas mais velhas perguntavam: você é filho de quem, menino? E aí você tinha que falar a família inteira – disse João Batista, aos risos.

– Então essa brincadei­ra veio à tona na escolha do nome, e a gente achou a ideia boa, mas não no intuito de perguntar de quem você é filho, com prepotência – explicou.

De acordo com Walti­nho, o objetivo é resgatar as tradições do carnaval de rua. Para isso, serão tocados os sambas tradi­cionais e as famosas mar­chinhas de carnaval de rua. Waltinho explica que o mais importante para quem quiser se divertir no ‘Cê É Filho de Quem?’ é a vontade de brincar o car­naval.

– Venham fantasiados, ou com a roupa do corpo, mas venham alegres, com o espírito do carnaval. O bom do nosso bloco, a essência que a gente quer levar pra rua, é olhar pro lado e ver seu amigo, seu irmão, seu primo, sua mãe, todo mundo feliz – disse

E tem mais bloco de­butando na folia. O ‘Ma­chuca com Força’ é outro novato. No esquema “con­centra, mas não sai”, ficará concentrado na segunda-feira, às 12h, em frente ao Botequim Chico Machuca, (Rua José Bonifácio, nú­mero 272, no Centro).

Outro novato na folia é o Bloco do Xucrut’s, que ficará concentrado na Nilo Peçanha, domingo, a par­tir das 12h. Já o bloco do João Bill’s é mais tradicio­nal, e mais uma vez fica­rá concentrado a partir do meio-dia, porém na Rua Porto Alegre. Já o Bloco do Luso está indo para o seu sexto carnaval. Ele foi criado por um grupo de amigos que se reúne regu­larmente na delicatessen que dá nome ao bloco, lo­calizada na Avenida Nilo Peçanha. Lá, em frente ao estabelecimento, o bloco ficará concentrado das 12h até as 20h do sábado.

Para os pequenos, o Shopping Park Lagos confirmou o bailinho de Carnaval, que acontecerá na segunda e terça-feira, das 16h às 19h. A entrada é gratuita, mas os organi­zadores do evento pedem que as pessoas levem 1 kg de alimento não perecível.