ALEXANDRE FILHO
O carnaval deste ano em Cabo Frio vai contar com uma novidade. O bloco ‘Cê É Filho de Quem?’ vai desfilar pela primeira vez pelas ruas da cidade e promete levar alegria aos foliões, no domingo e na terça-feira, com concentração às 11h, na Rua Rui Barbosa, e saída às 15h, percorrendo as principais ruas do Centro.
A ideia surgiu ano passado, quando um grupo de amigos que já curtem o carnaval cabofriense há várias décadas juntos saíram despretensiosamente tocando pelas ruas do Centro e arrastando um pequeno número de foliões durante o carnaval de 2017. Ao ver o sucesso que fizeram e, principalmente a felicidade das pessoas, decidiram colocar o seu próprio bloco na rua no ano seguinte.
Os irmãos Walter Mureb, o Waltinho, de 55 anos, e João Batista Mureb, de 52 anos, são dois dos 30 sócios fundadores do “Cê É Filho de Quem?”. Eles explicam que desde o ano passado os fundadores vêm arrecadando fundos para bancar os custos, como os músicós – o bloco vai sair com os músicos da banda do maestro Jessé Menezes – e banheiros químicos.
– Em Cabo frio, por ser uma cidade pequena, e todo mundo se conhecer, na época de colégio a gente ia brincar na casa dos amigos e as pessoas mais velhas perguntavam: você é filho de quem, menino? E aí você tinha que falar a família inteira – disse João Batista, aos risos.
– Então essa brincadeira veio à tona na escolha do nome, e a gente achou a ideia boa, mas não no intuito de perguntar de quem você é filho, com prepotência – explicou.
De acordo com Waltinho, o objetivo é resgatar as tradições do carnaval de rua. Para isso, serão tocados os sambas tradicionais e as famosas marchinhas de carnaval de rua. Waltinho explica que o mais importante para quem quiser se divertir no ‘Cê É Filho de Quem?’ é a vontade de brincar o carnaval.
– Venham fantasiados, ou com a roupa do corpo, mas venham alegres, com o espírito do carnaval. O bom do nosso bloco, a essência que a gente quer levar pra rua, é olhar pro lado e ver seu amigo, seu irmão, seu primo, sua mãe, todo mundo feliz – disse
E tem mais bloco debutando na folia. O ‘Machuca com Força’ é outro novato. No esquema “concentra, mas não sai”, ficará concentrado na segunda-feira, às 12h, em frente ao Botequim Chico Machuca, (Rua José Bonifácio, número 272, no Centro).
Outro novato na folia é o Bloco do Xucrut’s, que ficará concentrado na Nilo Peçanha, domingo, a partir das 12h. Já o bloco do João Bill’s é mais tradicional, e mais uma vez ficará concentrado a partir do meio-dia, porém na Rua Porto Alegre. Já o Bloco do Luso está indo para o seu sexto carnaval. Ele foi criado por um grupo de amigos que se reúne regularmente na delicatessen que dá nome ao bloco, localizada na Avenida Nilo Peçanha. Lá, em frente ao estabelecimento, o bloco ficará concentrado das 12h até as 20h do sábado.
Para os pequenos, o Shopping Park Lagos confirmou o bailinho de Carnaval, que acontecerá na segunda e terça-feira, das 16h às 19h. A entrada é gratuita, mas os organizadores do evento pedem que as pessoas levem 1 kg de alimento não perecível.