quinta, 21 de agosto de 2025
quinta, 21 de agosto de 2025
Cabo Frio
27°C
Cultura

Alecrim, em São Pedro da Aldeia, ganhará oficinas gratuitas de cerâmica

Projeto Ateliê Elis Dálete Cerâmica que acolhe: barro, pausa e presença integra a programação do Setembro Amarelo em parceria com o CRAS Alecrim (Catarina Machado da Silva Borges)

21 agosto 2025 - 13h06Por Redação
Alecrim, em São Pedro da Aldeia, ganhará oficinas gratuitas de cerâmica

O bairro Alecrim, em São Pedro da Aldeia, vai receber em setembro o projeto Ateliê Elis Dálete – Cerâmica que acolhe: barro, pausa e presença, contemplado pelo Edital nº 01/2025 da Secretaria Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A iniciativa oferece oficinas gratuitas de cerâmica voltadas a pessoas em sofrimento mental, mulheres em situação de vulnerabilidade, público interessado em arte e cultura comunitária e famílias locais atendidas pelo CRAS do bairro Alecrim. A ação integra as atividades do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, e busca unir arte e saúde em uma proposta de formação, cuidado e valorização simbólica do território.

Com quatro encontros presenciais, as oficinas acontecerão nos dias 3, 10, 17 e 24 de setembro, no CRAS do Alecrim (Catarina Machado da Silva Borges), em São Pedro da Aldeia (RJ). A equipe é composta pela ceramista e artista plástica Elis Dálete, pela neuropsicopedagoga Sulamita Carvalho e pela médica psiquiatra Dra. Priscila Braga, e traz uma abordagem transdisciplinar que reconhece a complexidade das experiências humanas e aposta na arte como possibilidade terapêutica. Serão ensinadas técnicas como pinch pot, emplacamento, preparação para queima e esmaltação das peças produzidas, além de um encontro final com palestra e roda de conversa sobre saúde mental.

“A cerâmica, como tecnologia ancestral, sensorial e artesanal, oferece uma experiência de expressão e reestruturação subjetiva. Modelar o barro é também modelar afetos, dar forma ao que muitas vezes não encontra palavras, em potência terapêutica e formativa” — afirma Elis Dálete, ceramista e idealizadora do projeto.

Fundado em 2022, o Ateliê Elis Dálete funciona no bairro Alecrim como espaço de criação artística, oferecendo aulas regulares de cerâmica e participando de feiras de arte na Região dos Lagos. A artista à frente do espaço, Elis Dálete, é formada em Design de Interiores e desenvolve obras que transitam entre a cerâmica utilitária, a escultura e as artes plásticas. Para conhecer mais sobre seu trabalho, siga o Instagram @elis_arteceramicas ou pelo telefone (22) 99714-2209.

A proposta também visa fortalecer os laços comunitários e reconhecer o território do bairro Alecrim como espaço de potências, saberes e memórias. Após décadas de impacto ambiental e social causados pelo antigo lixão a céu aberto da cidade, desativado em 2008, e por estigmas sociais relacionados à ausência de políticas públicas, o projeto busca ressignificar a história local.

“Essa ação representa uma requalificação simbólica e afetiva do território, ao promover encontros, escuta, criação e troca dentro do próprio bairro. A partir dessa parceria com o CRAS, o projeto se insere em uma rede local de cuidado, arte e resistência” — Tatiana Cabral, assessora de comunicação do projeto.

O projeto prevê a produção e entrega de peças cerâmicas criadas pelos próprios participantes, como símbolo de sua trajetória ao longo das oficinas.

As inscrições estão abertas no próprio CRAS Alecrim (Rua Alfazema, 05 – Alecrim – São Pedro da Aldeia/RJ. Tel.: (22) 2648-8066 – e-mail: [email protected]. Horário de funcionamento: das 8h às 16h30).

Atividades:

  • Oficina 1 – Técnica Pinch Pot

  • Oficina 2 – Técnica de placas

  • Oficina 3 – Acabamento e esmaltação

  • Oficina 4 – Entrega das peças + palestra e roda de conversa sobre saúde mental

Datas: 3, 10, 17 e 24 de setembro de 2025 (todas as quartas-feiras do mês de setembro)
Local: CRAS Alecrim – Rua Alfazema, 05 – Alecrim – São Pedro da Aldeia (RJ) – Tel.: (22) 2648-8066 – e-mail: [email protected] – Horário de funcionamento: das 8h às 16h30.

Leia Também

Geral

Moradores de Arraial do Cabo protestam contra a demolição de 1.200 casas

De acordo com o governo municipal, as construções nos bairros Sabiá e Caiçara são irregulares e estão em área de preservação ambiental
BIOHOF 4: O mais completo evento de Harmonização Orofacial reúne especialistas em Búzios
Geral

BIOHOF 4: O mais completo evento de Harmonização Orofacial reúne especialistas em Búzios

XIX Festival Internacional de Dança movimenta Cabo Frio com talentos do Brasil e do exterior
Cultura

XIX Festival Internacional de Dança movimenta Cabo Frio com talentos do Brasil e do exterior

ANP interdita mais uma plataforma por risco à vida de trabalhadores
FALTA DE SEGURANÇA

ANP interdita mais uma plataforma por risco à vida de trabalhadores