Assine Já
quinta, 06 de maio de 2021
Região dos Lagos
29ºmax
16ºmin
Tropical
Tropical mobile
TEMPO REAL Confirmados: 37036 Óbitos: 1405
Confirmados Óbitos
Araruama 9482 290
Armação dos Búzios 4582 57
Arraial do Cabo 1313 69
Cabo Frio 9818 517
Iguaba Grande 3712 91
São Pedro da Aldeia 5088 214
Saquarema 3041 167
Últimas notícias sobre a COVID-19
SOB SIGILO

Witzel é incluído em investigação no STJ sobre fraude na compra de respiradores

Operação que investiga se houve prejuízo aos cofres públicos com a aquisição dos equipamentos, é conduzida pela Polícia Civil e pelo MPRJ

16 maio 2020 - 12h33Por Redação
Witzel é incluído em investigação no STJ sobre fraude na compra de respiradores

O governador do Rio, Wilson Witzel, foi incluído em um inquérito no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que investiga um suposto esquema de corrupção na compra de respiradores destinados ao tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus.

A operação Mercadores do Caos, que investiga se houve prejuízo aos cofres públicos com a aquisição dos equipamentos, é conduzida pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O Tribunal de Contas do Estado também apura o caso.

Em nota, o governador afirmou nesta sexta-feira (15) que não foi notificado oficialmente sobre qualquer investigação relativa ao caso e que, se isso acontecer, estará à disposição para prestar esclarecimentos.

A Procuradoria-Geral da República apurava indícios sobre a participação de Witzel nas irregularidades. Nos últimos dias, com a ajuda dos investigadores do Rio, o órgão reuniu elementos contra o governador e enviou o caso para o STJ, que é o foro indicado para julgar governadores. O inquérito está sob sigilo.

Segundo as investigações, houve várias irregularidades nos contratos celebrados para a compra dos equipamentos e nos pagamentos antecipados a fornecedores. Na última terça-feira (12), a Justiça do Rio bloqueou bens e valores de três empresas contratadas pelo governo do estado para a aquisição dos respiradores.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.