sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
21°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
EM OBSERVAÇÃO

"Variante indiana indica maior transmissão e letalidade, mas vacina funciona para ela", diz médico

Morador de Campos com infectado com cepa asiática da Covid está isolado e passa bem

29 maio 2021 - 10h50Por Rodrigo Branco
"Variante indiana indica maior transmissão e letalidade, mas vacina funciona para ela", diz médico

Infectologista Charbell Kury adverte sobre necessidade de acelerar vacinação e realização de mais testes
O morador de Campos diagnosticado com a variante indiana do novo coronavírus passa bem e está sem sintomas da doença, segundo o subsecretário de Atenção e Vigilância da Secretaria de Saúde de Campos dos Goytacazes, o infectologista Charbell Miguel Haddad Kury. O homem de 32 anos que trabalha numa empresa de petróleo que presta serviços na índia e chegou ao Brasil no último dia 22 está isolado em um hotel pago pela companhia, no Rio de Janeiro. Este foi o primeiro caso de incidência da variante indiana diagnosticado no estado do Rio de Janeiro e o sétimo no país.

O funcionário chegou a ser encaminhando para um hotel sanitário na própria cidade de Campos, mas por falta de vagas teve de voltar para a capital. De acordo com o infectologista, todo o trajeto feito pelo campista está sendo monitorado.

– Ele chegou a fazer o ‘check in’, cumpriu uma meia pernoite e depois retornou para o Rio de Janeiro, onde está sendo acompanhado pela Vigilância Sanitária e pela Vigilância em Saúde, mas agora ele está num hotel aos cuidados da empresa no Rio. Os três passam bem, sem sintomas até o momento, mostrando que o sistema de vigilância do município, junto com São Paulo e Rio, conseguiu identificar pela primeira vez a variante indiana – disse Charbell Kury.

O subsecretário explicou em vídeo enviado para a reportagem da Folha que outros dois colegas de trabalho do rapaz que chegaram ao Brasil junto com ele, pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, também fizeram o teste, mas o resultado deu negativo. Ainda assim, foram monitorados pela equipe da Vigilância em Saúde campista e ficaram isolados.

– Por iniciativa e orientação da empresa deles, fizeram o exame de PCR, que é feito para mostrar a presença da fração viral. O exame foi processado no Aeroporto de Guarulhos e, enquanto isso, eles fizeram o voo de conexão para o Rio de Janeiro. Quando chegaram, chega a informação que, dos três munícipes de Campos dos Goytacazes, um deles estava positivo para o exame e dois negativos. Nosso setor de Vigilância através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) detectou essa informação junto ao Cievs Rio e ao Cievs São Paulo e fizemos toda uma logística de operação. Os dois negativos foram para suas casas e ficaram em isolamento domiciliar, onde foi feita uma nova coleta que também deu negativo no dia 25 de maio – relata.

O subsecretário adverte que a descoberta da variante reforça a necessidade de aumentar as testagens e de acelerar a vacinação da população. O processo de acompanhamento do caso, ele garante, está sendo informado em tempo real para a Secretaria Estadual de Saúde e os órgão de Vigilância do Rio e de São Paulo. 

– Agora, com o resultado positivo da variante, a gente informa que ela traz uma série de indicadores de maior transmissão e letalidade, a gente viu isso na Índia. Mas para nossa cidade e nosso estado, se a gente trabalhar a testagem em massa e a vacinação acelerada, já sabemos que as vacinas disponíveis funcionam para essa variante. Então, o trabalho agora é intensificar a vigilância, testagem e vacinação – finaliza.

Autoridades sanitárias monitoram 29 pessoas que tiveram contato com campista

As autoridades sanitárias do Rio de Janeiro informaram que estão monitorando todos os moradores do estado que tiveram contato com o paciente campista infectado com a variante indiana do novo coronavírus. Ao todo, são 29 pessoas de acordo com o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, essas pessoas foram orientadas a fazer isolamento e a contactar as autoridades sanitárias se sentirem qualquer sintoma de Covid-19.

Até o momento, não foi notificado nenhum caso entre essas outras pessoas. Já o paciente infectado com a variante indiana está neste momento na cidade do Rio de Janeiro, em isolamento, sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, 29 pessoas que tiveram contato com ele e estão na cidade do Rio foram testadas para Covid-19 e estão sendo rastreadas pela vigilância epidemiológica.

“Até o momento, a gente não tem notificação de nenhuma pessoa positiva a partir deste contato. Mas a gente segue acompanhando e retestando esses contactantes para garantir que não vai haver a disseminação desse vírus na cidade”, disse Soranz.

Também está sendo discutida com o Ministério da Saúde a possibilidade de fazer uma barreira sanitária nos voos domésticos que chegam à cidade do Rio de Janeiro.

“Os protocolos de prevenção seguem os mesmos, independentemente da variante. Toda a população, mesmo quem já foi vacinado, deve continuar com as medidas de prevenção como: lavar as mãos, usar álcool em gel quando não for possível lavar as mãos, usar máscara e evitar aglomeração. As vacinas contra covid-19 disponíveis no Brasil passam por testes para avaliação de sua eficácia. Por se tratar de um novo vírus e as mutações estarem ocorrendo pós produção dos imunizantes, os estudos ainda estão sendo aprofundados. Entretanto, é importante que a população siga se vacinando e cumprindo os protocolos de prevenção”, informou a Secretaria Estadual por meio de nota. (Com informações da Agência Brasil)