sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
NOVA CEPA

Variante indiana da Covid-19 é identificada em morador de Campos dos Goytacazes

Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, encontrou vírus da nova cepa em homem de 32 anos que chegou da Ásia no último dia 22

26 maio 2021 - 12h02Por Redação

O Governo de São Paulo confirmou na manhã desta quarta-feira (26) que foi encontrada a variante indiana do coronavírus (B.1.617) no morador de Campos dos Goytacazes, que chegou de uma viagem de trabalho na Ásia, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, no último sábado (22). É o primeiro caso de infectado pela variante da Índia que mora no estado do Rio de Janeiro.

O pasageiro de 32 anos foi localizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas o governo paulista alega que só foi notificado quando o campista já havia embarcado para o Rio de Janeiro. Segundo o Portal G1, a amostra foi enviada para o Instituto Adolfo Lutz e o sequenciamento foi concluído nesta quarta.

Em nota, a Anvisa afirma que o passageiro, quando passou pelos controles da Anvisa no Aeroporto de Guarulhos, estava negativado, tendo apresentado PCR negativo realizado nas 72 horas anteriores e não apresentava sintomas.

"A positivação dele ocorreu posteriormente, em novo exame, já em solo brasileiro. Ao ficar sabendo da positivação, no final da noite de 22 de maio, a Anvisa imediatamente acionou o Sistema de Vigilância Epidemiológica (Cievs) para busca ativa e monitoramento".

Até o momento, são sete o número de pessoas identificadas com a nova variante no país. As outras seis estão em um navio de Hong Kong – MV Shandong da Zhi – atracado na costa do Maranhão. Há ainda pessoas com suspeita de infecção pela nova cepa no Distrito Federal, Espírito Santo e Minas Gerais.