sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
PEDIDO PELO ZAP

Vacinação contra a Covid-19 é estendida para idosos acima de 87 anos em São Pedro da Aldeia

Público-alvo deve fazer a solicitação por meio do WhatsApp ou nas unidades básicas de saúde do município

23 fevereiro 2021 - 16h39Por Redação

A vacinação contra a Covid-19, destinada ao grupo prioritário de idosos, é estendida aos moradores de São Pedro da Aldeia acima de 87 anos a partir desta terça-feira (23). Para receber o imunizante, o público-alvo deve fazer a solicitação por meio do WhatsApp pelo número (22) 99617-5923 ou nas unidades básicas de saúde do município. É necessário informar o nome do idoso, data de nascimento, Cartão do SUS, endereço e telefone no ato do cadastro.

A vacinação no grupo prioritário de idosos teve início na última semana. Já receberam as doses 128 idosos, entre os assistidos pelo Programa Melhor em Casa e pelas Estratégias de Saúde da Família e moradores acima de 90 anos, que fizeram a inscrição por meio do WhatsApp. 

A Vigilância em Saúde destaca que todos que fizerem o cadastro serão atendidos de forma itinerante, levando em consideração a ordem dos pedidos. A inscrição será feita somente pelo número de WhatsApp disponibilizado, que é destinado apenas para o procedimento. Dúvidas sobre a vacinação devem ser encaminhadas aos canais oficiais da prefeitura, no Facebook e Instagram, e à Assistente Virtual pelo contato (22) 98878 9913. 

"É importante que as pessoas dentro desse grupo prioritário façam o cadastro e esperem a aplicação das doses em casa. Nós entraremos em contato e vamos atender a todos gradativamente. O isolamento é primordial nessa faixa etária e, por isso, adotamos essa estratégia de levar a vacina até a casa desses idosos", informou a diretora em Vigilância em Saúde, Tatiana Leal de Oliveira.

A prefeitura destaca que todos que recebem as vacinas aplicadas são catalogados para registro documental do processo de imunização. Os certificados são feitos nominalmente, com a assinatura daqueles que recebem as doses ou dos responsáveis por eles no ato da vacinação.

Ainda não há previsão para a aplicação da segunda dose da vacina, necessária para a imunização completa da doença. O município seguirá o prazo limite para a conclusão determinado pelo Ministério da Saúde e de acordo com a chegada de vacinas à cidade.

Novas doses chegam à cidade

O município recebeu 1.230 novas vacinas do Governo do Estado nesta segunda-feira (23). Do quantitativo recebido, 1.170 serão utilizadas para a segunda aplicação das doses, necessária para a imunização completa daqueles que já receberam a primeira dose. As demais vacinas, que totalizam 60 imunizantes, serão usadas na continuidade da vacinação aos idosos do grupo prioritário.

As informações sobre os números de vacinas aplicadas no município, o quantitativo de doses recebidas e os bairros onde foram distribuídas podem ser acompanhadas no site oficial da prefeitura. O "vacinômetro" é atualizado diariamente e deve ser acessado na página inicial do site (clique aqui).

Profissionais voluntários são recrutados

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realiza o recrutamento de profissionais voluntários para a aplicação de vacinas contra a Covid-19 no município. Médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem já formados e com carteira profissional em dia podem se inscrever. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: [email protected]. No ato da inscrição, o candidato deve informar o nome completo, telefone e e-mail para contato, documentação de identificação pessoal, o número da carteira profissional e a formação técnica completa.