sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
PRIMEIRA APLICAÇÃO

Secretaria Estadual de Saúde distribui 247,7 mil doses da vacina para os municípios do Rio

Lote conta com 192,8 mil doses da Oxford/AstraZeneca e 54,9 mil doses da Pfizer

07 junho 2021 - 12h34Por Redação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza nesta segunda-feira, dia 7, a entrega de 247.790 doses de vacinas contra a Covid-19, para os 92 municípios do estado. O lote desta semana conta com 192.800 doses de Oxford/AstraZeneca e 54.990 doses de Pfizer para primeira aplicação. A operação de distribuição será por comboios terrestres, com apoio da Polícia Militar, e aéreo, contando com quatro helicópteros, sendo um da SES, um da Polícia Civil, um da Polícia Militar e um do Governo do Estado.

– Os municípios estão avançando na vacinação contra a Covid-19. Nesta etapa, a vacina da Pfizer será disponibilizada para 47 municípios que ainda não haviam sido contemplados anteriormente. Isso foi possível devido à mudança na orientação de armazenamento das doses e definido junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems). Os demais municípios receberão a Oxford/AstraZeneca para aplicação da primeira dose - explica o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

A SES, por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária em Saúde, reforça ainda a necessidade de que todos os municípios respeitem as orientações de aplicação das doses, seguindo as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e o Calendário Único, pactuado entre todos os municípios fluminenses. Também ressalta a necessidade de atualização do registro das vacinas aplicadas no Sistema de Informações do PNI.

Doses aplicadas

A gestão da aplicação das doses e o registro de doses aplicadas são de competências municipal, e a SES reforça a orientação para que a população inserida nos grupos prioritários busque os postos para a imunização. As vacinas contra Covid-19 disponíveis no Brasil foram amplamente testadas e estão aprovadas pela Anvisa.

É possível acessar as informações sobre doses aplicadas atualizadas no sistema do Ministério da Saúde por meio da página do vacinômetro estadual no link “SI-PNI”, do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), no lado direito do alto do site. A SES está realizando o pareamento dos dados do vacinômetro estadual com os do SI-PNI. Para isso, o site do vacinômetro estadual está passando por uma atualização, que deve ser concluída ainda nesta semana.