quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CONSCIENTIZAÇÃO

Secretaria de Ordem Pública promove 'Operação Corona-Blitz'

Ação educativa teve o objetivo de informar a importância do uso da máscara e do distanciamento social

21 maio 2020 - 18h29Por Redação

A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública de Iguaba Grande realizou nesta quinta-feira (21) o primeiro dia da Operação Corona-Blitz, que contou com apoio da Secretaria de Saúde. O objetivo da ação, segundo o subsecretário Agnaldo Martins, foi de conscientizar a população da importância de seguir corretamente as medidas necessárias para a prevenção do Covid-19, como a utilização de máscara e uso do álcool gel.

"Nas fiscalizações que temos feito em toda a cidade notamos que muitas pessoas estão usando máscara, mas da forma errada: alguns usam debaixo do queixo, outros usam apenas na boca... Também percebemos que não estão respeitando as medidas de distanciamento nas filas de bancos e lotéricas. E ao fazer a abordagem, constatamos que o problema está na falta informação: há um desconhecimento da forma correta de fazer a prevenção. Por mais que a Prefeitura esteja fazendo uma ação nas redes sociais oficiais, vimos a necessidade de levar a conscientização também para as ruas, e foi o que fizemos hoje com a Corona-Blitz, através da nossa equipe da Guarda Municipal: uma ação educativa, com distribuição de folhetos produzidos pela Secretaria de Saúde, ensinando a forma correta de usar a máscara, e também sobre as medidas de distanciamento", explicou Agnaldo.

No município, o Decreto Municipal Nº 1899 de 24 de abril de 2020 torna obrigatório o uso de máscaras em todas as vias públicas da cidade. Por isso, quem era flagrado sem o uso do objeto de proteção, recebia um durante a blitz. Para reforçar a ação, a Guarda Municipal de Iguaba Grande também demarcou nas calçadas do entorno de bancos e lotéricas a medida de dois metros de distanciamento entre cada pessoa. Cadeiras também foram colocadas, distantes umas das outras, para utilização de quem tem prioridade no atendimento como idosos e gestantes. "A informação é uma arma muito importante nessa luta contra o coronavírus. Acredito que com essas ações conseguiremos mobilizar mais as pessoas", concluiu.