Assine Já
segunda, 29 de novembro de 2021
Região dos Lagos
31ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 53491 Óbitos: 2186
Confirmados Óbitos
Araruama 12497 447
Armação dos Búzios 6580 73
Arraial do Cabo 1754 93
Cabo Frio 15408 901
Iguaba Grande 5564 147
São Pedro da Aldeia 7047 290
Saquarema 4641 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
À ESPERA DOS GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL

Saúde de Cabo Frio elabora Planejamento de Contingência para Vacinação contra Covid-19

Na primeira fase da imunização, público-alvo será formado por profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos

11 janeiro 2021 - 16h31Por Redação

Equipes de diversos setores da Secretaria de Saúde de Cabo Frio estão trabalhando na elaboração do Planejamento de Contingência para Vacinação contra a Covid-19. Desde a última semana, visitas estão sendo feitas a espaços no município para avaliar quais podem servir como polos de imunização e quais adequações serão necessárias para a campanha.

Os locais já visitados foram a Escola Municipal Professor Edilson Duarte, no Jardim Caiçara e o Ciep Hermes Barcelos, no Jardim Esperança; o Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp, em Unamar, e o Ginásio Poliesportivo Municipal João Augusto Teixeira, em Santo Antônio, ambos em Tamoios. O resultado sobre os espaços que abrigarão a campanha serão informados posteriormente.

“A prioridade do governo é conter a disseminação da Covid-19 no município. Para isso, todas as equipes da Saúde necessárias ao planejamento e à execução das medidas trabalham no levantamento das ações para implantação do Planejamento de Contingência”, afirmou o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.

Além de verificar possíveis locais de vacinação e para insumos, as equipes também elaboram as estratégias que vão nortear a campanha, como formação das equipes, definição das fases e de grupos prioritários, entre outras medidas, além da estrutura e da segurança. As ações municipais seguirão o calendário e as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado.

Vacinas e demais insumos

A Secretaria de Saúde vai seguir as determinações tanto do Ministério da Saúde no que se refere às vacinas quanto do Estado no que se refere às seringas e agulhas. Desta forma, o governo vai utilizar as remessas que serão enviadas pelas esferas federal e estadual, respectivamente. Até o momento, não há estimativa das doses que serão recebidas.

Em relação a data para início da vacinação, a Coordenação de Imunização afirmou que o calendário municipal seguirá o cronograma do governo federal, que prevê começar a campanha entre o dia 20 de janeiro e a segunda quinzena de fevereiro. Na primeira fase a estimativa do município é imunizar 7.161 pessoas, sendo 4.534 profissionais de saúde e 2.627 idosos a partir de 75 anos.

Em conjunto com os órgãos municipais competentes, e sob as orientações dos governos estadual e federal, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio está elaborando os parâmetros das próximas fases.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.