Assine Já
sábado, 23 de janeiro de 2021
Região dos Lagos
29ºmax
20ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 21896 Óbitos: 720
Confirmados Óbitos
Araruama 5363 160
Armação dos Búzios 2875 30
Arraial do Cabo 651 33
Cabo Frio 5750 231
Iguaba Grande 1988 50
São Pedro da Aldeia 3048 106
Saquarema 2221 110
Últimas notícias sobre a COVID-19
TESTES EM MASSA

Saquarema inicia testagem na população para o Covid-19

urante os próximos dias, 5 mil testagens serão feitos em moradores, seguindo as orientações da OMS

01 junho 2020 - 21h11Por Redação

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (1º), um programa de testagem da população para o Covid-19. Durante os próximos dias, 5 mil testagens serão feitos em moradores, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde para este tipo de procedimento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a decisão de testar as pessoas deve basear-se em critérios clínicos e fatores epidemiológicos e vinculados a uma avaliação do probabilidade de infecção. Desta forma, a testagem não é direcionada para toda a população. Antes da realização do teste, o morador deverá preencher um questionário com diversas informações. Dentre elas, é perguntado se houve algum tipo de sintoma gripal nos últimos 7 dias e se esteve em contato com pessoas confirmadas para Covid-19.

Obedecendo aos protocolos mundiais estabelecidos pela OMS, a testagem tem o objetivo de identificar novos casos e evitar o aumento da transmissibilidade através de medidas de prevenção e controle adequados. Os testes serão realizados nos pontos de maior movimento na cidade, bem como nos postos de Estratégia de Saúde da Família a partir desta quinta (4).

O teste utilizado pela Secretaria de Saúde foi adquirido pela Prefeitura de Saquarema para este tipo de ação. Ele utiliza amostras de sangue capilar (picada na ponta do dedo) e os resultados são verificados após 15 minutos da realização do teste. Por se tratar de teste de detecção de anticorpos, é necessário que ele seja realizado após o sétimo dia do início dos sintomas.

Buscando evitar aglomerações, todos os resultados serão enviados via WhatsApp para as pessoas que realizarem os exames. As equipes da Secretaria de Saúde farão o contato por meio do aplicativo de mensagens com o número disponibilizado pelo morador no momento do preenchimento do questionário de informações. Os pacientes que apresentarem resultados positivos serão monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde durante o período de isolamento e tratamento médico.

Tal política de testagem permitirá a identificação dos casos confirmados de Covid-19 com aquisição de imunidade, permitindo o estabelecimento do isolamento com maior precisão, bem como o retorno as atividades com maior segurança. Em qualquer caso e como medida indiscriminada, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade dos cuidados de higiene respiratória e distanciamento social.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.