sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
21°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
VACINA COVID-19

Saquarema inicia negociação para aquisição de 200 mil doses da Vacina Butantan

Quantidade de doses a serem adquiridas se dá por conta da população da cidade

14 dezembro 2020 - 11h56Por Redação
Saquarema inicia negociação para aquisição de 200 mil doses da Vacina Butantan

A Prefeitura de Saquarema iniciou a negociação para adquirir doses da Vacina Butantan para a covid-19. De acordo com o primeiro contato entre o Executivo Municipal e o instituto de pesquisas paulistano, 200 mil doses seriam adquiridas para Saquarema assim que o imunizante tivesse a liberação de uso pela Anvisa.

A quantidade de doses a serem adquiridas se dá por conta da população da cidade. Com uma taxa estimada pelo IBGE em 90.513 habitantes, a Prefeitura optou por 200 mil unidades visto que a vacina do Butantan necessita da aplicação de duas doses, em um prazo de 14 dias. Quase 20 mil doses (ou 10% do total) seriam para estoque e uso caso haja necessidade.

– Temos acompanhado a corrida pelas vacinas no mundo. Várias estão com seus estudos concluídos ou em análise. Temos que avaliar questões técnicas, médicas e orçamentárias para adquirir a melhor vacina para a nossa população. Nesse momento, não estamos comprando. Mas, iniciamos a negociação para que, assim que haja a liberação da Anvisa, possamos estar na frente e iniciar a vacinação em massa da nossa população –, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, das 214 vacinas que estão sendo desenvolvidas atualmente contra o coronavírus em todo o planeta, 52 já estão sendo testadas em humanos, das quais 13 estão na última fase desta etapa de pesquisa, a chamada fase 3. Entre elas, está a vacina do Butantan.

Os estudos da vacina do Butantan começaram a ser feitos no início de maio. As duas primeiras fases investigaram se o imunizante é seguro e se consegue gerar uma resposta do sistema imunológico. A vacina teve bons resultados em ambos os critérios e os resultados foram divulgados e publicados na revista The Lancet, uma das mais prestigiadas do meio científico no planeta. O estudo concluiu que a vacina é segura ao apontar que nenhum efeito colateral grave relacionado à vacina foi identificado dentro dos 28 dias em nenhuma das duas fases da pesquisa.

De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, a produção das doses da vacina Butantan/Sinovac já foi iniciada. O instituto, que desenvolve vacinas, soros e diversos medicamentos há 120 anos, tem capacidade de envase diário de 600 mil a um milhão de doses. Até o momento, 11 estados e 912 municípios já manifestaram interesse em adquirir doses da vacina.