Assine Já
terça, 19 de janeiro de 2021
Região dos Lagos
31ºmax
22ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 21341 Óbitos: 711
Confirmados Óbitos
Araruama 5363 160
Armação dos Búzios 2875 30
Arraial do Cabo 651 33
Cabo Frio 5750 231
Iguaba Grande 1988 50
São Pedro da Aldeia 3048 106
Saquarema 1666 101
Últimas notícias sobre a COVID-19
VACINA COVID-19

Saquarema inicia negociação para aquisição de 200 mil doses da Vacina Butantan

Quantidade de doses a serem adquiridas se dá por conta da população da cidade

14 dezembro 2020 - 11h56Por Redação
Saquarema inicia negociação para aquisição de 200 mil doses da Vacina Butantan

A Prefeitura de Saquarema iniciou a negociação para adquirir doses da Vacina Butantan para a covid-19. De acordo com o primeiro contato entre o Executivo Municipal e o instituto de pesquisas paulistano, 200 mil doses seriam adquiridas para Saquarema assim que o imunizante tivesse a liberação de uso pela Anvisa.

A quantidade de doses a serem adquiridas se dá por conta da população da cidade. Com uma taxa estimada pelo IBGE em 90.513 habitantes, a Prefeitura optou por 200 mil unidades visto que a vacina do Butantan necessita da aplicação de duas doses, em um prazo de 14 dias. Quase 20 mil doses (ou 10% do total) seriam para estoque e uso caso haja necessidade.

– Temos acompanhado a corrida pelas vacinas no mundo. Várias estão com seus estudos concluídos ou em análise. Temos que avaliar questões técnicas, médicas e orçamentárias para adquirir a melhor vacina para a nossa população. Nesse momento, não estamos comprando. Mas, iniciamos a negociação para que, assim que haja a liberação da Anvisa, possamos estar na frente e iniciar a vacinação em massa da nossa população –, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, das 214 vacinas que estão sendo desenvolvidas atualmente contra o coronavírus em todo o planeta, 52 já estão sendo testadas em humanos, das quais 13 estão na última fase desta etapa de pesquisa, a chamada fase 3. Entre elas, está a vacina do Butantan.

Os estudos da vacina do Butantan começaram a ser feitos no início de maio. As duas primeiras fases investigaram se o imunizante é seguro e se consegue gerar uma resposta do sistema imunológico. A vacina teve bons resultados em ambos os critérios e os resultados foram divulgados e publicados na revista The Lancet, uma das mais prestigiadas do meio científico no planeta. O estudo concluiu que a vacina é segura ao apontar que nenhum efeito colateral grave relacionado à vacina foi identificado dentro dos 28 dias em nenhuma das duas fases da pesquisa.

De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, a produção das doses da vacina Butantan/Sinovac já foi iniciada. O instituto, que desenvolve vacinas, soros e diversos medicamentos há 120 anos, tem capacidade de envase diário de 600 mil a um milhão de doses. Até o momento, 11 estados e 912 municípios já manifestaram interesse em adquirir doses da vacina.
 
 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.