Assine Já
segunda, 25 de janeiro de 2021
Região dos Lagos
30ºmax
21ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 22503 Óbitos: 742
Confirmados Óbitos
Araruama 5567 166
Armação dos Búzios 2960 30
Arraial do Cabo 651 33
Cabo Frio 6068 247
Iguaba Grande 1988 50
São Pedro da Aldeia 3048 106
Saquarema 2221 110
Últimas notícias sobre a COVID-19
COMBATE À COVID-19

São Pedro da Aldeia inaugura Centro de Triagem do coronavírus no Pronto Socorro

Unidade está em funcionamento desde a última quinta-feira (30)

02 maio 2020 - 15h41Por Redação

São Pedro da Aldeia já conta com uma estrutura para atendimentos de pacientes com suspeita ou sintomas similares à Covid-19. A partir desta quinta-feira (30), o Centro de Triagem Covid-19 está em funcionamento. A estrutura foi montada em frente ao Pronto-socorro Municipal e funciona das 7h às 19h. O Centro de Triagem aldeense foi custeado com recursos municipais e estaduais. Até essa quinta-feira, São Pedro da Aldeia havia registrado 21 casos confirmados de coronavírus, dois óbitos confirmados e um óbito sob investigação.

“Estamos trabalhando com responsabilidade e nossos esforços estão voltados para combater a propagação desse vírus no nosso município. O Centro de Triagem vai auxiliar o atendimento que já vem sendo feito pela saúde. A administração pública tem se empenhado no enfrentamento contra a Covid-19, mas é importante que cada cidadão também seja consciente e faça a sua parte adotando medidas de prevenção”, orienta o prefeito.

Instalado em frente ao Pronto-Socorro Municipal, o Centro de Triagem conta com acolhimento, recepção, sala de observação, classificação de risco, consultórios médicos, áreas de paramentação e alimentação, expurgo e leitos. Seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, o Centro de Triagem será responsável pela seleção e atendimento de casos de síndromes gripais que apresentem os sintomas da Covid-19, como febre, tosse, coriza e dificuldade de respirar.

Segundo a secretária de Saúde, Francislene Casemiro, a portaria do Ministério da Saúde respalda que as estruturas com esse perfil atendam, no mínimo, com uma carga de oito horas de serviço. No entanto, para dar mais agilidade ao atendimento, no Centro de Triagem do pronto-socorro aldeense esse funcionamento foi estendido para 12 horas.

 “Definimos o horário de funcionamento de acordo com o registro de maior fluxo de pacientes. Os pacientes diagnosticados com Covid-19 que necessitarem de internação, serão encaminhados para uma unidade intermediária, criada dentro do Pronto-Socorro, onde irão dispor dos suportes necessários até a liberação de vaga hospitalar pela Central Estadual de Regulação”, disse a secretária.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.