terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CORONAVÍRUS

São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande determinam uso de máscaras para população

No município aldeense, decreto tem efeito imediato e em Iguaba, obrigatoriedade começa na segunda (27)

24 abril 2020 - 19h50Por Redação

A exemplo do que já ocorreu em municípios vizinhos, as prefeituras de São Pedro da Aldeia e de Iguaba Grande decidiram pelo uso obrigatório de máscaras pela população como forma de se proteger contra o novo coronavírus. A medida foi anunciada pelos dois municípios no começo da noite desta sexta-feira (24). 

Em São Pedro, a determinação entra em vigor imediatamente. De acordo com decreto assinado pelo prefeito Claudio Chumbinho (MDB), todo cidadão que tenha que deixar sua residência, independente do motivo, deve utilizar a máscara. A obrigatoriedade permanecerá enquanto durar o Estado de Emergência declarado em razão da pandemia.

 “Queremos conscientizar a população sobre o quanto é importante o uso dessas máscaras. Precisamos da colaboração de todos os aldeenses para que protejam a si mesmos e aos outros”, pediu Chumbinho.

Em Iguaba Grande, a medida entra em vigor a partir desta segunda-feira (27). A medida foi determinada através de decreto assinado pelo prefeito Vantoil Martins (Cidadania). O documento prorroga até o dia 10 de maio as medidas de isolamento social bem como a suspensão das aulas.

Pelo documento, até domingo (26) o uso de máscara é apenas uma recomendação para pessoas que precisem sair às ruas. Mas a partir de segunda-feira será uma obrigação com punições previstas em lei. O comércio que tiver autorização para funcionar terá que equipar de máscara todos os seus funcionários, e só poderá permitir a entrada de clientes que também estejam de máscara. A medida vale também para bancos e casas lotéricas. No caso de descumprimento, o decreto prevê cassação do alvará e multa, entre outras medidas.

Para reforçar a obrigatoriedade do uso de máscara, a Prefeitura de Iguaba Grande enviou para a Câmara Municipal de Vereadores um Projeto de Lei que “cria o cargo de costureira em necessidade temporária de excepcional interesse público”, para que profissionais sejam contratadas para confeccionar máscaras que serão distribuídas à população. O PL entrou em votação na sessão desta quarta-feira (22) e foi aprovado em sessão extraordinária. A estimativa do prefeito Vantoil Martins é de que sejam produzidas 20 mil máscaras o quanto antes.

Antes dois municípios, na região, Araruama, Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo já haviam determinado o uso de máscaras em espaços públicos e estabelecimentos comerciais.