quinta, 18 de abril de 2024
quinta, 18 de abril de 2024
Cabo Frio
21°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
A PASSOS LENTOS

Ranking da Vacinação: São Pedro da Aldeia é o município mais atrasado da região

Feriadão e escassez de doses reduziram ritmo da imunização na primeira quinzena de setembro em todas as cidades

14 setembro 2021 - 15h00Por Rodrigo Branco

O perfil das pessoas na fila de espera nos postos de vacinação contra Covid-19 da região mudou nas últimas semanas. Em praticamente todos os municípios, a campanha de vacinação mira a faixa etária dos adolescentes, com exceção de São Pedro da Aldeia, que até o fechamento desta reportagem, ainda aplica a primeira dose em pessoas com idade a partir de 21 anos.

No entanto, na primeira quinzena de setembro, o feriadão da Independência e a escassez de novas doses reduziram o ritmo da vacinação do público mais jovem. Em Cabo Frio, por exemplo, na última semana, a imunização foi destinada apenas para a aplicação da segunda dose e para repescagem a quem perdeu a data. Nesta semana, o município se dedica a aplicar apenas a segunda dose em quem já está na época de recebê-la.

Por sua vez, em Arraial do Cabo, neste momento, a vacinação está dedicada à repescagem para grupos de idosos, pessoas com deficiência permanente, gestantes, puéperas e lactantes a partir de 15 anos. A Secretaria de Saúde também promove a repescagem no Centro.

O município de Araruama foi retomada na sexta-feira (10) a vacinação de jovens de 14 anos, após  a campanha ter sido suspensa por falta de doses da vacina da Pfizer, que é a indicada para esta faixa etária. Nesta semana, recebem o imunizante os adolescentes de 13 anos. 

Na vizinha Iguaba Grande, a campanha está voltada para gestantes e puérperas com idade a partir de 15 anos. O município também aplica a segunda dose nas pessoas que estão na época de recebê-la.

Búzios e São Pedro da Aldeia ainda não finalizaram primeira dose em adultos

Na Região dos Lagos, Búzios e São Pedro da Aldeia são os municípios com o calendário de vacinação mais atrasado. Em nenhuma das duas cidades, foi finalizada a aplicação da primeira dose em adultos. No balneário, a vacinação está sendo feita em pessoas com 18 anos ou mais.

Já o município aldeense ainda aplica o imunizante em pessoas com idade entre 19 e 20 anos. Para tentar acelerar a vacinação, a Secretaria de Saúde promoveu um mutirão no bairro São João, que contabiliza o maior número de casos de Covid-19 no município.

Em nota, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia informou que a Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia aderiu ao calendário único estadual, por esse motivo não considera que há atraso na campanha de imunização contra a Covid-19 na cidade.  Pelo plano estadual, a idade agora seria 25 anos ou mais, sendo que na próxima semana o município aldeense vai vacinar os cidadãos de 19 anos.

Além disso, o público-alvo para vacinação na cidade é cumulativo, ou seja, todos os grupos inseridos desde o início do processo continuam podendo se vacinar a qualquer tempo, inclusive para os aptos a tomar a segunda dose (D2). Em nosso município não são realizados rodízios ou repescagens de grupos atendidos.  Vale ressaltar que desde o início da vacinação,  nunca houve paralisação do serviço.

A pasta lembra ainda que a continuação da campanha na cidade depende do recebimento de novos lotes de doses e das determinações da Nota Técnica da Secretaria Estadual de Saúde.

Nossa cidade, em percentual absoluto, vacinou 61% da população com D1 ou DU. E se for levado em conta o público-alvo de maiores de 18 anos, a média passa dos 80%. Observamos ainda que os vacinômetros de cidades vizinhas mostram índices parecidos e até abaixo, comprovando que não existem atrasos em São Pedro da Aldeia.

(*) Matéria atualizada em relação ao conteúdo da edição impressa.