sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
EM BAIXAS TEMPERATURAS

Profissionais de Saúde de Cabo Frio recebem capacitação para aplicar vacina da Pfizer

Remessa do imunizante está prevista para ser entregue nesta segunda (24)

23 maio 2021 - 13h00Por Redação

Profissionais de saúde de Cabo Frio que atuam diretamente na logística e aplicação das vacinas contra a Covid-19 foram capacitados, neste sábado (22), para aplicação do imunizante do laboratório Pfizer/BioNTech, que possui particularidades diferentes das outras vacinas. Cabo Frio é um dos 19 municípios do Estado do Rio de Janeiro que receberão a nova vacina. 

“Diferente da CoronaVac e AstraZeneca, já utilizadas no Brasil, que são aplicadas com doses de 0,5ml, cada frasco da vacina Pfizer precisa ser diluída em cloreto de sódio e contém seis doses de 0,3ml”, explica Patrícia Freitas, coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde. 

O esquema do imunobiológico permanece o mesmo, de duas doses, e a aplicação é via intramuscular no braço, semelhante às aplicações da CoronaVac e AstraZeneca. Caso a pessoa tenha algum sintoma de Covid-19, é necessário aguardar 30 dias para receber qualquer uma das três marcas de vacina. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a remessa deste imunizante está prevista para ser entregue nesta segunda-feira (24). Diferente da CoronaVac e da AstraZeneca, a vacina Pfizer será entregue congelada. Após o recebimento, o município vai transferir para descongelamento na temperatura entre 2ºC e 8ºC. A partir daí, o município terá cinco dias para a aplicação das doses.