sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
EFICÁCIA COMPROMETIDA

Preocupação: 16 mil estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada em Cabo Frio

Ciclo incompleto de vacinação é motivo de alerta em municípios da região

22 outubro 2021 - 12h06Por Rodrigo Branco

Em Cabo Frio, mais de 16 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose contra Covid-19
A data está marcada no cartão de vacinação, mas por esquecimento ou qualquer outro motivo, a pessoa não aparece para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19. A situação é mais corriqueira do que parece, fazendo ganhar corpo uma preocupação nos sistemas municipais de Saúde da Região dos Lagos, uma vez que somente com o ciclo vacinal completo, o cidadão pode ser considerado imunizado contra a doença.

Em Cabo Frio, a Secretaria de Saúde faz uma campanha específica para alertar os ‘esquecidinhos’. Nesta semana, o município divulgou que um levantamento aponta que 16.668 pessoas ainda não retornaram aos postos de saúde para tomar a segunda dose da vacina, e por isso estão com a aplicação atrasada.

De acordo com o município, o número maior de faltosos é do imunizante do laboratório Pfizer, com 6.021 pessoas sem completar o ciclo vacinal. Em seguida, o imunizante do laboratório CoronaVac, com 5.900 pessoas pendentes e 4.747 pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina AstraZeneca. Até o fim do mês, a previsão é que 27.279 pessoas recebam a segunda dose do imunizante dos três laboratórios dentro do prazo previsto na caderneta de vacinação. Já para o mês de novembro são 23.125 pessoas aguardadas para receber a segunda dose e, no mês de dezembro, 1.022 pessoas.

Recentemente, o município reduziu o intervalo de aplicação entre as doses de 12 para oito semanas, conforme uma determinação do Ministério da Saúde. A coordenadora municipal de Imunização, Patrícia Freitas, reforçou a importância de completar o ciclo vacinal. 

 – A segunda dose é importante, pois aumenta a proteção contra a Covid-19 e ajuda a prolongá-la. Quem perdeu o prazo da aplicação, também deve comparecer para se vacinar. O estoque de imunização é separado em primeira e segunda dose, e as vacinas ficam reservadas – explicou.

Em São Pedro da Aldeia, a estimativa é que 84 mil pessoas estão aptas a receber a vacinação contra a Covid-19 no município. Até o momento, 71.131 pessoas receberam a primeira dose, 2.595 a dose única e 46.174 cidadãos receberam a segunda dose. Dessa forma, 58% da população completou seu ciclo vacinal.

Entretanto, os cálculos apontam que cerca de 10 mil aldeenses ainda não procuraram os pontos de atendimento para receber sequer a primeira dose. Até o fechamento desta edição, um quantitativo de 6.334 aptos à segunda dose não se apresentaram para a imunização.

Em Arraial do Cabo, que recentemente adotou o Passaporte da Vacina para acesso e permanência nos estabelecimentos do município, um contingente de 54,5% já recebeu as duas doses ou a dose única. Até o fechamento desta reportagem, 9.013 pessoas estavam aptas a receber à segunda dose e devem se dirigir aos postos, caso estejam na época.

Redução nas mortes – Um dos indicadores adotados para avaliar o impacto da vacina na população diz respeito ao número de mortes. E no caso de Cabo Frio, o município experimenta uma drástica queda em relação aos óbitos. Em julho, o município registrou 117 mortes pelo novo coronavírus, enquanto no mês seguinte a quantidade despencou para 41. Uma redução de 64%.

Em setembro, foram registradas 39 vítimas, ao passo que até 21 de outubro, foram 35 os óbitos contabilizados pela Secretaria Municipal de Saúde. No caso da ocupação de leitos, a cidade tem 50% das vagas de UTI preenchidas, incluindo as redes pública e privada.