Assine Já
sexta, 07 de maio de 2021
Região dos Lagos
28ºmax
18ºmin
http://www.alerj.rj.gov.br/
http://www.alerj.rj.gov.br/
TEMPO REAL Confirmados: 37036 Óbitos: 1405
Confirmados Óbitos
Araruama 9482 290
Armação dos Búzios 4582 57
Arraial do Cabo 1313 69
Cabo Frio 9818 517
Iguaba Grande 3712 91
São Pedro da Aldeia 5088 214
Saquarema 3041 167
Últimas notícias sobre a COVID-19
RISCO DE INFECÇÃO

Prefeitura notifica Petrobras por circulação de infectados pela Covid-19 no aeroporto de Cabo Frio

Solicitação foi feita pela seção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de Macaé após denúncia

08 maio 2020 - 20h20Por Redação
Prefeitura notifica Petrobras por circulação de infectados pela Covid-19 no aeroporto de Cabo Frio

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental notificou a Petrobras nesta quinta-feira (7) após ser acionada pela coordenação da Anvisa de Macaé para verificar uma denúncia de um bloqueio de embarque após testagem positiva para Covid-19 no aeroporto de Cabo Frio. De acordo com a denúncia, recebida por uma rede social, dois passageiros da área offshore infectados circularam pelo saguão. A operação de segurança ocorreu juntamente com agentes da Guarda Civil.

Ainda de acordo com a denúncia, os passageiros passaram por um teste rápido, após a confirmação, foram impedidos de embarcar, mas continuaram circulando na área comum. O procedimento é inadequado pelas regras sanitárias.

A Coordenadora de Vigilância e Saúde Ambiental, Andreia Nogueira, se dirigiu ao aeroporto para verificar a denúncia junto ao posto da Petrobras, e teve a confirmação por parte dos enfermeiros da empresa contratada pela estatal do ocorrido, entretanto, diferente da denúncia, a informação recebida pela Vigilância foi que houve uma demora no transporte de apenas um passageiro.

A Petrobras recebeu uma notificação verbal da Coordenadoria para isolar imediatamente todos que forem testados positivo para o coronavírus na sala que já foi separada para isso dentro do aeroporto. Um relatório de foto documentação está sendo elaborado para lavrar o auto.

“Nós notificamos de forma verbal os funcionários do posto da Petrobras dentro do aeroporto e ratificamos a necessidade de seguirem um fluxo que já está determinado: testou positivo, coloca a pessoa em isolamento e não a deixa circulando pelo saguão”, explicou.

A verificação do Covid-19 ocorre por meio de enfermeiros da Petrobras que fazem as testagens em todos os passageiros antes de embarcar. Só é autorizado o embarque após o resultado do teste rápido.

Ainda de acordo com Andreia, essa situação ocorreu no mesmo dia em que foi feita uma reunião on-line com a equipe do aeroporto, Anvisa de Macaé e a Petrobras para ajustes. “Essa situação serviu para aperfeiçoamento. A gente viu que têm erros dentro do fluxo e serviu para correção”.

Bloqueio de desinfecção

A equipe da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental realiza um trabalho de bloqueio de desinfecção em locais estratégicos com grande circulação de pessoas e em bairros onde tem comprovação de casos de Covid-19.

Nesta sexta-feira (8), a atuação é na sede da Guarda Marítima e Ambiental na Passagem, e em toda área do Lido e no Batalhão da Polícia Militar, no Jardim Caiçara.

Na quinta, o trabalho foi feito no prédio da Guarda Municipal e na Unidade de Pronto Atendimento em Tamoios; no posto avançado da Polícia Militar, no Jardim Esperança; e no Jacaré.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.