sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CONSCIENTIZAÇÃO

Prefeitura faz operação educativa na orla de São Pedro da Aldeia

Ação serviu para divulgar e orientar a população sobre o uso obrigatório de máscaras de proteção facial no município

27 abril 2020 - 19h25Por Redação

Para divulgar e orientar a população sobre o uso obrigatório de máscaras de proteção facial no município, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou uma operação educativa nas Praias do Sudoeste, do Sol, Pitória, Balneário e Praia Linda no último domingo (26). Equipes da Guarda Municipal, Guarda Ambiental, Defesa Civil e Fiscalização de Posturas, acompanhadas de um carro de som, percorreram as orlas dando orientações a respeito dos decretos em vigor na cidade.

Segundo o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, a operação voltará a acontecer nos próximos finais de semana e feriados, mas tão importante quanto a ação do poder público, é a conscientização da população. “Sabemos que um dia bonito, com sol forte, é um convite para atividades ao ar livre e lazer na orla, mas devemos pensar que não se pode ter aglomerações. Todos nossos esforços são no sentido de conscientizar a população de que ficar em casa ainda é a melhor maneira de frearmos a velocidade da propagação do coronavírus. Se for necessário sair de casa, deve-se usar máscara de proteção facial, evitar aglomerações e redobrar os cuidados de higiene”, recomenda o secretário.

Durante a operação, dezenas de pessoas foram flagradas sentadas na orla, tomando banho na lagoa e fazendo atividades. Algumas até usavam máscaras, mas estavam descumprindo outro decreto municipal, que proíbe frequência em praias e lagunas. A operação ocorreu de forma tranquila e sem incidentes. As pessoas flagradas foram orientadas a voltarem para as suas casas e até elogiaram a ação, que teve caráter educativo.

Uma das pessoas encontradas na Praia do Balneário foi o morador de São Gonçalo, Fernando Monteiro, que, apesar de estar sem máscara de proteção no local, garante usar o item para saídas ao mercado e padaria. “Essa é uma operação necessária, muitas cidades no Estado do Rio de Janeiro deveriam fazer o mesmo que São Pedro da Aldeia está fazendo, porque evita a propagação do vírus. Agora, com essa informação, vou passar a usar a máscara sempre", assegura.

De acordo com o coordenador-geral da Defesa Civil aldeense, Marcus Dothavio, mesmo com todo trabalho informativo e de orientação feito pela Prefeitura, ainda há relatos de pessoas que dizem não estar cientes das medidas adotadas para combate ao coronavírus. “Por isso é essencial e muito importante essa ação conjunta prezando pelo trabalho preventivo de conscientização", reforça.

Moradora da Praia Linda, Márcia Coutinho estava com a família na orla do bairro e todos utilizando a máscara de proteção facial. Ao serem informados sobre ser proibido frequentar praias e lagunas, todos atenderam ao pedido das autoridades e voltaram para casa. "A gente não sabia que não era permitido, vim para aproveitar o sol, mas a Prefeitura está agindo da maneira correta", afirma.

Uso de máscaras é obrigatório

O uso de máscaras de proteção facial pela população de São Pedro da Aldeia passou a ser obrigatório na última sexta-feira (24). A medida tem como objetivo reduzir as chances de contágio pelo novo coronavírus e evitar a propagação da doença no município aldeense, que até o momento tem 18 casos confirmados de Covid-19, sendo dois óbitos confirmados e um óbito sob investigação. A obrigatoriedade é regulamentada pelo Decreto nº 044.

Para o secretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro, é muito importante que a população respeite essas medidas de enfrentamento para que os profissionais que fazem parte dos serviços essenciais possam trabalhar com mais segurança e evitar o contágio. "O ideal é que todos estejam usando as máscaras para evitar que essa doença se propague em nosso município e até mesmo no país, caso essas medidas sejam adotadas por outros governos", destaca.

Conscientização

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia vem propagando mensagens de conscientização em carro de som desde o mês de março, quando começou a adotar medidas preventivas para evitar o contágio e a propagação do novo coronavírus na cidade. As mensagens educativas sobre Covid-19 e informações sobre atendimento da secretaria de Assistência Social estão sendo veiculadas em bairros centrais e periféricos do município. 

Aproveitando o sol de domingo na porta de casa e sem esquecer da máscara de proteção, Valdir Bressan afirma que o movimento na orla da Praia Linda tem diminuído cada vez mais. "Esse uso de máscara pode realmente ajudar a gente. Parece que algumas pessoas ainda não se conscientizaram do quanto essa doença é capaz de nos prejudicar, por isso, vale a pena estar alertando a população", avalia o morador, elogiando a iniciativa da Prefeitura em passar com o carro de som.