sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MINISTÉRIO DA SAÚDE NEGOU ENVIO

Prefeitura de Cabo Frio afirma que não recebeu lotes de vacina Oxford AstraZeneca fora da validade

Matéria do jornal Folha de São Paulo diz que foram aplicadas 26 mil doses do imunizante com validade vencida em 1.532 municípios do país

04 julho 2021 - 10h48Por Redação

A Prefeitura de Cabo Frio emitiu uma nota neste sábado (3), informando que todos os lotes da vacina AstraZeneca/Oxford enviados pela Secretaria Estadual de Saúde ao município estavam dentro do prazo de validade. O comunicado foi feito após uma reportagem do jornal Folha de São Paulo que denuncia que, pelo menos, 26 mil doses do imunizante foram aplicados com a validade vencida em 1.532 municípios até 19 de junho.

Segundo a Prefeitura, dos lotes mencionados na reportagem, Cabo Frio recebeu apenas dois. O lote CTMAV506 de 3.570 doses com validade para 31/05/2021 foi recebido pelo município de Cabo Frio no dia 27/03/2021. Já o lote 4120Z005 com validade para 14/04/2021, foi recebido pelo município em 25/01/2021. Ambos foram imediatamente aplicados na população assim que chegaram na cidade.  

A Prefeitura concluiu informando que assim que as doses chegam à Coordenação Municipal de Imunização uma equipe inicia o trabalho de separação, checagem de temperatura e documentação. Os imunizantes têm validades e os lotes checados e cadastrados no sistema, além de outros parâmetros exigidos para garantir total segurança das vacinas distribuídas.

Por sua vez, o Ministério da Saúde informou que nenhuma dose vencida de vacina contra a Covid-19 é repassada aos estados e ao Distrito Federal. A pasta acrescentou que o prazo de validade dos imunizantes é rigorosamente acompanhado desde o recebimento até a distribuição. 

A divulgação da informação foi motivada pela publicação de uma matéria do jornal Folha de S.Paulo. Segundo a publicação, cerca de 26 mil doses de vacinas da AstraZeneca teriam sido aplicadas após o vencimento em 1.532 municípios. 

Segundo o ministério, os estados são orientados a distribuírem imediatamente os imunizantes recebidos, sendo obrigação dos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) fazer o armazenamento correto e a aplicação das doses dentro do prazo de validade.