sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
80% DESMONTADO

Prefeitura de Cabo Frio adia desativação total do Hospital Unilagos para próxima segunda (5)

Dois pacientes que seguem internados na UTI serão transferidos para outras unidades

30 setembro 2020 - 17h12Por Rodrigo Branco

Inaugurado em abril para ser a unidade de referência para tratamento de pacientes com Covid-19 em Cabo Frio, o setor de emergência montado pela Prefeitura no Hospital Unilagos está prestes a ser inteiramente desativado. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até esta quarta-feira (30), 80% da unidade já foi desmontada. No momento, dois pacientes seguem internados na UTI e devem ser transferidos para outras unidades até a próxima segunda-feira (5).

A reportagem questionou a Prefeitura sobre para onde serão levados os pacientes que precisarem de tratamento especial para doença, e foi informada de que o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, tem uma ala específica para pacientes com a doença. Extraoficialmente, informações dão conta de que equipamentos também já foram levados para o Hospital Central de Emergência (HCE), de São Cristóvão.

De acordo com o boletim epidemiológico desta quarta, a rede municipal tem 17 leitos de UTI para pacientes em tratamento do novo coronavírus, dos quais cinco estão momentaneamente ocupados (taxa de ocupação de 29,4%).  Já dos leitos convencionais para pacientes com Covid-19, seis de um total de 44 estão ocupados (13,6%).

O município de Cabo Frio já registrou 2.775 casos de pessoas infectadas pelo novocoronavírus, das quais 149 não resistiram às complicações da doença e morreram. Até o momento, 2.377 pacientes se recuperaram. Com isso, oficialmente, há 249 pessoas com o vírus na cidade. Em relação ao número de casos, a Prefeitura disse que o município faz um monitoramento diário e reforça as ações de orientação e prevenção contra o novo coronavírus, com investimentos no setor de atenção básica de saúde, conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde.

Custos ainda serão calculados – Um ponto de interrogação com o fim da operação do Hospital Unilagos diz respeito a quanto sairá dos cofres cabo-frienses, contando a requisição administrativa, bem como o aluguel de equipamentos, a compra de insumos e o pagamento dos funcionários. Questionada sobre o assunto, a Prefeitura informou que vai divulgar o balanço de investimento com a unidade apenas após o seu completo fechamento.

No mês de junho, após insistência da Câmara Municipal e da Comissão Especial de Combate ao Novo Coronavírus, a Prefeitura respondeu que os gastos com a unidade seriam de R$ 2,6 milhões por um período de quatro meses. Entretanto, como a unidade funcionou por quase  dois meses a mais do que o previsto inicialmente, os valores possivelmente estão defasados.

Inaugurado em 10 de abril, com a promessa de oferecer 21 leitos de UTI com respiradores e 60 convencionais, o único centro de tratamento exclusivo para pacientes de Covid-19 da região jamais funcionou com a capacidade total, segundo diversas reportagens feitas pela Folha ao longo desse período. A principal dificuldade, segundo a Prefeitura, foi a falta de profissionais especializados no tratamento dos pacientes, os chamados médicos intensivistas, mesmo oferecendo salários em torno de R$ 17 mil.