terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos beer fest
FASE 1 DA PRIORIDADE

Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos serão vacinadas em Cabo Frio na próxima semana

Escalonamento dentro do grupo de pessoas com comorbidades ocorre pela escassez de doses recebidas pelo município

07 maio 2021 - 14h27Por Redação

A Prefeitura de Cabo Frio dá continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19 atendendo, na próxima semana, a fase 1 do novo grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde: pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos com a primeira dose do imunizante. Como acontece com os demais grupos, a ampliação da imunização ocorrerá de forma escalonada devido ao envio de vacinas pelo Estado, que permanece de forma gradativa, não abrangendo todas as idades deste novo público-alvo.

As pessoas com comorbidades de 59 anos serão vacinadas com a primeira dose do imunizante na terça-feira (11); e de 58 anos na quarta-feira (12). Já na quinta-feira (13) é a vez de pessoas com comorbidades de 57 anos; e na sexta-feira (14), são as pessoas com comorbidades de 56 anos. Na próxima terça-feira (18) é a vez das pessoas com comorbidades de 55 anos. A imunização desse grupo acontece das 9h às 16 nas unidades de saúde específicas para Covid-19 e, das 10h às 16h, no sistema Drive-thru.

COMORBIDADES DEFINIDAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde para prioridade na vacinação são: doenças cardiovasculares, incluindo insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatia, miocardiopatia e pericardiopatia, doença da aorta, doença dos grandes vasos e fístulas asteriovenosas, arritmia cardíaca, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

FASE 1 CONTEMPLA MAIS TRÊS PÚBLICOS

Na fase 1 estão incluídas também pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independente da idade (18 a 59 anos) para aplicação da primeira dose da vacina. A imunização desse grupo acontece de terça (11) a sexta-feira (14), das 9h às 16, nas unidades de saúde específicas para Covid-19 e, das 10h às 16h, no Drive-thru.

A fase 1 contempla também as gestantes e puérperas (até 45 dias) com comorbidades a partir de 18 anos para aplicação da primeira dose da vacina. A imunização desse grupo acontece de terça (11) a sexta-feira (14), das 9h às 16, nas unidades de saúde específicas para Covid-19 e, das 10h às 16h, no Drive-thru.

O último público-alvo desta fase 1 são os deficientes permanentes cadastrados no BPC que também serão vacinados de forma escalonada. Na quarta (12) e na sexta-feira (14) serão vacinados deficientes visuais e intelectuais. Na próxima semana, na quarta (19) e sexta-feira (21), será a vez dos deficientes físicos e auditivos. A imunização desse grupo acontece, das 9h às 16h, na Escola Municipal Renato Azevedo, no bairro Parque Central, e no Centro Educacional Marli Capp, em Tamoios, e das 10h às 16h, no Drive-thru.

Todos esses públicos devem comprovar a condição de saúde por meio de documentação. No ato da vacinação, o cidadão precisa levar a cópia de atestados, laudos, prescrições, relatórios médicos e/ou exames complementares. Os deficientes permanentes devem levar o laudo com o Cadastro Internacional da Doença (CID). Também é preciso levar documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência.

VACINAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE CONTINUA NA TERÇA (11) E QUINTA (13)

Os profissionais de saúde, previamente agendados, serão vacinados no PAM de São Cristóvão e no PAM de Santo Antônio, na terça (11) e quinta-feira (13), das 9h às 15h, primeira e segunda dose da vacina AstraZeneca. Quem estava agendado para datas anteriores mas perdeu o prazo, também deve comparecer para se vacinar. É obrigatório apresentar o comprovante de vínculo profissional ativo.

Caso a data marcada no cartão de vacinação seja em um fim de semana, feriado, o profissional de saúde deve comparecer no PAM na semana seguinte à data agendada.

Quem já enviou e-mail para [email protected] deve aguardar o contato da Secretaria de Saúde por telefone ou via endereço eletrônico. Quem ainda não se cadastrou, deve enviar nome completo, declaração que comprove vínculo empregatício ativo, data de nascimento, telefones de contato, CPF, local de trabalho, profissão e cargo.

ONDE SE VACINAR:

Drive-thru – 10H às 16h – APENAS D1Drive-thru – Centro Municipal de Reabilitação – Avenida Henrique Terra, 706, esquina com a Av. Quatro Estações – Novo Portinho
Drive thru – PAM de Santo Antônio – Avenida Beira Mar, s/n

1º Distrito – 9h às 16h – D1 e D2
ESF Jardim Náutilus – Rua: Guiana s/n
ESF Guarani – Rua Duarte da Costa, nº 37
ESF Jardim Caiçara – Rua Inglaterra nº 478
ESF Praia do Siqueira/Palmeiras – Travessa Amapá s/nº
ESF Vila Nova – Rua José Paes de Abreu n° 510
ESF Jacaré – Rua Samuel Bessa s/nº
ESF Peró – Rua Olivia Lopes s/nº
ESF Monte Alegre – Rua Drº Cardoso da Fonseca s/nº
ESF Vila do Ar – Rua Ernesto de Melo n°1393
ESF Jardim Peró – Rua Paraná n° 51
ESF Tangará – Rua Castro Alves s/nº

2º Distrito – 9h às 16h – D1 e D2
PAM de Santo Antônio – Avenida Beira Mar, s/n
ESF Maria Joaquina – Rua da Harmonia s/nº
ESF São Jacinto – Estrada de São Jacinto s/n°
ESF Nova Califórnia – Rua das Pacas Qd B Lt38
ESF Botafogo- estrada de Botafogo S/N
ESF Angelim – vacinação em domicílio
ESF Araçá – vacinação em domicílio

Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independente da idade (18 a 59 anos) – primeira dose

  • Escola Municipal Renato Azevedo – R. Líbano, 16 – Parque Central, Cabo Frio
  • Centro Educacional Professora Marli Capp – Rua E, Quadra 15, 20 – Unamar