sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
VACINAÇÃO AVANÇA

Pessoas com comorbidades de 35 a 39 anos serão vacinadas contra a Covid nesta sexta (4) em Cabo Frio

Município espera concluir a vacinação de pessoas com comorbidades na próxima semana

03 junho 2021 - 14h30Por Redação

Além do início da vacinação contra a Covid-19 para profissionais da educação de Cabo Frio que moram na cidade, a sexta-feira (4) também será dia de aplicar a primeira dose da vacina nas pessoas com comorbidades com idade entre 35 e 39 anos.

Como acontece com os demais grupos, a imunização acontece de forma escalonada devido ao envio de vacinas pelo Estado, que permanece de forma gradativa, não abrangendo todas as idades deste público-alvo.

A princípio a vacinação desta sexta-feira seria somente para pessoas com comorbidade com 39 anos. Mas a Secretaria de Saúde decidiu, na manhã desta quinta-feira (3), ampliar a faixa etária atendendo também quem tem 35, 36, 37 e 38 anos. A imunização será nas unidades de saúde específicas para Covid-19, das 9 às 16h.

Quem tem comorbidade deve comprovar a condição de saúde por meio de documentação. No ato da vacinação, o cidadão precisa levar a cópia de atestados, laudos, prescrições, relatórios médicos e/ou exames complementares. Também é preciso levar documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência com endereço de Cabo Frio.

COMORBIDADES DEFINIDAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde para prioridade na vacinação são: doenças cardiovasculares, incluindo insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatia, miocardiopatia e pericardiopatia, doença da aorta, doença dos grandes vasos e fístulas asteriovenosas, arritmia cardíaca, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.