quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
SAÚDE

Pesquisadores desenvolvem tecido capaz de inativar ação do novo coronavírus

Tecido é capaz de eliminar 99,9% do novo coronavírus em dois minutos

23 julho 2020 - 09h45Por Agência Brasil
Pesquisadores desenvolvem tecido capaz de inativar ação do novo coronavírus

Os pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo , da Universitat Jaume I, da Espanha, e do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais desenvolveram um tipo de tecido capaz de inativar a ação o agente causador do novo coronavírus.

A princípio, o tecido deve servir para a fabricação de peças de roupas hospitalares. Ele é capaz de eliminar 99,9% do coronavírus em cerca de dois minutos e sua composição deriva de uma mistura de poliéster com algodão, que se soma, por meio de um processo chamado pad-dry-cure, à camada de micropartículas de prata, fixada.

Segundo um dos pesquisadores, o projeto aproveitou a amostra de novo coronavírus que havia sido isolada e cultivada a partir da carga contraída por um dos primeiros pacientes diagnosticados com a doença, tratado no Hospital Israelita Albert Einstein.

Para se certificar da eficácia do material, os pesquisadores cumpriram uma segunda etapa, de análise molecular. Além de testes para avaliação da atividade antiviral, antimicrobiana e fungicida, avaliaram outros aspectos importantes para que o produto pudesse ser liberado para comercialização, como assegurar que não desencadeia alergias ou outras reações adversas no organismo