Assine Já
sábado, 25 de setembro de 2021
Região dos Lagos
23ºmax
17ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 51256 Óbitos: 2089
Confirmados Óbitos
Araruama 12211 437
Armação dos Búzios 6305 64
Arraial do Cabo 1689 90
Cabo Frio 14244 839
Iguaba Grande 5384 138
São Pedro da Aldeia 6892 286
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
SEM DESPERDÍCIO

Para cadastro e acamados: saiba destino que municípios dão a 'xepa' de vacinas contra Covid-19

Cidades destinam de forma diversa as sobras de doses dos frascos abertos

26 julho 2021 - 11h39Por Rodrigo Branco

Com a pressão da sociedade pelo avanço da vacinação contra Covid, um assunto em discussão nos municípios é sobre o destino para as ‘sobras’ das vacinas, ao fim de cada dia de aplicação das doses na população. A chamada ‘xepa da vacinação’ deve ser aplicada conforme o prazo de validade e somente em pessoas dos grupos prioritários previstos no Plano de Operacionalização da Vacinação (PNO) do Ministério da Saúde. Cada município tem autonomia para dar o destino que quiser à ‘xepa’. 

Em Cabo Frio, por exemplo, qualquer morador pode se inscrever na lista para receber as doses da ‘xepa’. Para isso, o cidadão deve se dirigir ao posto de saúde, onde está acontecendo a vacinação contra a Covid-19, e solicitar a inclusão do nome na lista das sobras das vacinas, informando o nome completo, idade e os números do CPF e do telefone para contato. O critério estabelecido é: recebem as doses da     ‘xepa’, as pessoas que fazem parte do grupo prioritário ou faixa etária. 

Por sua vez, a ‘xepa’ em São Pedro da Aldeia tem outro destino. Após o encerramento do horário de atendimento nos pontos de vacinação, uma equipe itinerante utiliza as doses excedentes nos frascos abertos para vacinar usuários do SUS acamados, que não podem se locomover até os locais de aplicação.

Em Araruama, o sistema é similar ao de Cabo Frio. O morador vai até a sede da Saúde Coletiva, que fica ao lado da UPA, e faz um cadastro. Caso sobrem doses da vacina, a equipe da saúde entra em contato por telefone no final do dia com essas pessoas. A Secretaria de Saúde ressalta que é dada preferência a acamados [nesse caso, uma equipe vai até a casa da pessoa], gestantes e pessoas com comorbidades.

Em Arraial do Cabo, a ‘xepa’ ocorre somente quando a vacina está próxima de expirar o prazo de validade. Por sua vez, a Prefeitura de Búzios declarou que trabalha com um quantitativo de doses para não sobrar as ‘xepas’. Caso aconteça, no entanto, a Secretaria de Saúde entra em contato com o paciente do grupo prioritário que não tenha sido imunizado. Se não houver, o contato é feito com paciente de uma faixa etária abaixo da vacinação que está em curso.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.