quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
SALTO PREOCUPANTE

Número de mortes por Covid-19 em Cabo Frio sobe 33% em 24 horas

De acordo com a Prefeitura, município tem 48 óbitos; no boletim desta terça (16) eram 36

17 junho 2020 - 17h52Por Redação

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Cabo Frio nesta quarta-feira (17), o número de mortes pelo novo coronavírus na cidade é de 48, contra 36 no boletim anterior, divulgado nesta terça (16). Isso significa um aumento de 33% na quantidade de óbitos em 24 horas.

Os números divergem dos divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, segundo a qual o município possui 28 mortes pela Covid-19. No entanto, estado e município divulgaram o mesmo número de casos confirmados da doença em Cabo Frio: 590. Segundo a Prefeitura, 435 pessoas já se recuperaram da doença.

Contudo, os dados do Portal da Transparência de Registro Civil apontam para uma possível subnotificação do número de mortes. O painel mostra que, de 16 de março a 17 de junho, os cartórios de Cabo Frio comunicaram 75 óbitos por Covid-19.

O avanço no número de casos e de mortes será um dos pontos a serem avaliados pelo Gabinete de Crise para decidir se o município continuará na zona laranja (risco alto) da escala criada no Plano de Ação para reabertura da economia. Um possível agravamento nas condições pode levar à nova restrição das atividades comerciais.

A  Secretaria de Saúde informou que segue as diretrizes da Secretaria Estadual de Saúde. A unidade de saúde faz o exame do paciente, envia para a vigilância em saúde do município, que por sua vez encaminha para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), que após o resultado, informa à Secretaria de Estado de Saúde, ao município e ao Ministério da Saúde. Desta forma, houve demora na confirmação dos óbitos.