Assine Já
quarta, 20 de outubro de 2021
Região dos Lagos
18ºmax
14ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
RÁPIDO E SEGURO

Mais de 450 pessoas já agendaram o teste de Covid-19 por drive-thru em Cabo Frio

Novo esquema para realização do exame começou a ser feito nesta semana

16 abril 2021 - 20h30Por Redação

Nesta semana a Prefeitura de Cabo Frio deu início a um novo serviço com foco no diagnóstico e tratamento da Covid-19: a realização de teste rápido de anticorpos (IgG e IgM) no sistema drive-thru. A ação funciona por meio de agendamento prévio, aberto no último dia 7 de abril. Desde então 456 pessoas marcaram dia e hora para fazer a testagem até o próximo dia 26.

O agendamento acontece pelo telefone 0800 021 64590, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Já o drive-thru funciona de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 16h, no estacionamento do mercado Extra, no Braga, onde antes funcionava um posto de gasolina. A entrada será pela Rua Omar Fontoura, paralela à Avenida Teixeira e Sousa.

No dia da testagem só será atendido quem fizer o agendamento por telefone. Além disso, na hora do teste é obrigatório o uso de máscara cobrindo corretamente o nariz e a boca. Também será exigida apresentação de documento oficial com foto e comprovante de residência com endereço de Cabo Frio.

Outra informação importante é que, para que o resultado seja eficaz e confiável, o teste só será feito em pessoas que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. Essa determinação acontece por conta da detecção de corpos aplicados na vacina, que podem gerar um falso resultado positivo.

Há, ainda, a recomendação para que as pessoas agendadas compareçam no horário marcado evitando atrasos e possíveis aglomerações nos demais atendimentos.

“Ampliamos a testagem em nossa cidade porque sabemos ser uma das medidas de prevenção ao coronavírus. É importante que a população fique atenta sobre quem pode se testar, mas também que compareça para fazer o teste respeitando o dia e o horário do agendamento para evitarmos aglomeração”, explicou o secretário de Saúde, Felipe Fernandes, agradecendo ao mercado Extra pela parceria.

O resultado do teste rápido fica pronto em até 15 minutos sem a necessidade de laboratório. Isso porque ele é realizado a partir de amostra de sangue obtida por meio de uma pequena incisão na ponta do dedo do indivíduo. O material colhido é colocado num kit que faz a indicação visual do resultado.

SAIBA ONDE REALIZAR O TESTE RÁPIDO E O SWAB

A população também pode fazer teste rápido para Covid-19 na Tenda da Triagem (ao lado da UPA do Parque Burle), na UPA de Tamoios, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias em Saúde da Família (ESF). Já os testes RT-PCR (Swab) contra a Covid-19 começarão a ser feitos até o final de abril nas ESF dos bairros Florestinha (Tamoios) e Jacaré, e nas UBS da Praia do Siqueira e Porto do Carro.

Diferente do teste rápido, o swab é feito com uma espécie de bastão (tipo cotonete) que serve para coleta de material nasal. A realização está condicionada à avaliação do profissional de saúde.

Além de todas as ações para identificação do diagnóstico, e demais medidas de prevenção ao coronavírus, a Prefeitura de Cabo Frio destaca que o mais importante e eficiente é a conscientização da população, que deve evitar aglomerações, utilizar máscara corretamente e acatar as recomendações dos profissionais de saúde.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.