Assine Já
sexta, 18 de junho de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
15ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 42971 Óbitos: 1659
Confirmados Óbitos
Araruama 10577 334
Armação dos Búzios 5176 57
Arraial do Cabo 1486 82
Cabo Frio 11408 615
Iguaba Grande 4427 107
São Pedro da Aldeia 5868 254
Saquarema 4029 210
Últimas notícias sobre a COVID-19
SAÚDE PÚBLICA

Mais de 2 mil pessoas em Cabo Frio estão pendentes com a segunda dose da vacina contra a Covid-19

Saúde convoca a população para completar o ciclo de imunização dentro do prazo

11 junho 2021 - 12h51Por Redação

A Prefeitura de Cabo Frio está convocando para a próxima semana as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O levantamento atualizado do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde aponta que 2.002 pessoas que tomaram a primeira dose, e que já estão no período para aplicação da segunda, ainda não voltaram aos postos de saúde. 

Segundo os dados, são 1.284 pessoas pendentes com a segunda dose da CoronaVac, e 718 pessoas, na faixa etária de 80 anos ou mais, pendentes com a segunda dose da AstraZeneca.  

No momento, 23.376 pessoas estão no período de intervalo entre a primeira e a segunda dose da AstraZeneca. A Secretaria de Saúde esclarece que esse número vai aumentando conforme avança a vacinação no município. 

A Prefeitura de Cabo Frio reitera o alerta sobre a importância de a população tomar a segunda dose. O intervalo entre as doses da vacina Coronavac/Butantan é de 28 dias. Já o intervalo entre as doses da Vacina AstraZeneca/Fiocruz é de três meses. Caso a pessoa contraia a doença, deve-se aguardar 30 dias após o resultado do exame positivo para dar continuidade ao esquema vacinal. 

A coordenadora de imunização em Cabo Frio, Patrícia Freitas, ressalta que a eficácia prometida pela vacina foi determinada de acordo com estudos que testaram com as duas aplicações. 

“A segunda dose é muito importante pois aumenta a proteção contra a Covid-19 e ajuda a prolongá-la. Quem perdeu o prazo da aplicação, também deve comparecer para se vacinar. O estoque de imunização é separado em primeira e segunda dose e as vacinas ficam reservadas”, explica Patrícia. 

Para receber a segunda dose da CoronaVac, o cidadao deve agendar a vacinação na Unidade de Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro mais próximo da residência, de terça a quinta-feira, de 9h às 16h, e na sexta-feira de 9h às 12h.  

No ato do agendamento, o cidadão deve informar nome, e-mail, duas opções de número de telefone para contato e a data do aprazamento da vacina descrita no cartão de vacinação.  

A segunda dose da vacina AstraZeneca estará sendo aplicada nas unidades de saúde específicas para a Covid-19, de terça a quinta-feira, das 9h às 16h, e na sexta-feira de 9h às 12h. As pessoas podem se imunizar também no Drive-thru que funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 15h. 

Caso a data marcada no cartão de vacinação seja em um fim de semana, feriado, o morador deve se vacinar na semana seguinte à data agendada. 

Para se vacinar com a segunda dose, o cidadão deve ter se imunizado com a primeira dose em Cabo Frio e levar o documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação com a aplicação da primeira dose. 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.