quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
TOQUE DE RECOLHER

Iguaba Grande proíbe permanência de pessoas nas ruas entre 23h e 5h

Prefeitura emitiu decreto nesta sexta-feira (19) para tentar conter o avanço da Covid-19 no município

20 março 2021 - 08h50Por Redação

A Prefeitura de Iguaba Grande proibiu, a partir da meia-noite deste sábado (20) a permanência de pessoas em áreas públicas entre 23h e 5h. O toque de recolher está previsto em um decreto publicado e divulgado pelo prefeito Vantoil Martins (PPS), durante uma live realizada nesta sexta-feira (19).

As festas, eventos e atividades transitórias também não estão permitidas no município a partir de agora. Bares, restaurantes e estabelecimentos similares têm autorização para funcionar até 22h. Após esse horário, só podem atuar com sistema de entrega ('delivery'); atendimento em veículos ('drive thru') e retirada do produto na loja ('take away'), sem consumo no local.

Os estabelecimentos comerciais em geral que tenham atendimento presencial terão que reduzir a capacidade para 40%. No setor varejista, que inclui mercados, supermercados, mercearias, açougues, peixarias, padarias, e hortifrutigranjeiros, entre outros do tipo, têm que funcionar com lotação restrita a 50%. Templos religiosos só podem abrir com 30% da capacidade.

Serviços essenciais de Saúde, farmácias e postos de gasolina estão fora das restrições. Contudo, todo o comércio deverá adotar as medidas de sanitização e distanciamento, com uso obrigatório de máscaras, medição da temperatura e disponibilidade de álcool gel 70%.

Na orla da Lagoa de Araruama, os quiosques estão proibidos de colocar mesas e cadeiras para o público. Os serviços comerciais, inclusive os ambulantes, devem ser suspensos a partir das 18h.

Na Educação, as aulas presenciais estão suspensas nas redes pública e privada de ensino. 

A desobediência ao decreto pode resultar em diversas sanções como multas, apreensões e interdições.