Assine Já
sábado, 15 de maio de 2021
Região dos Lagos
24ºmax
16ºmin
Alerj
Alerj
TEMPO REAL Confirmados: 38271 Óbitos: 1463
Confirmados Óbitos
Araruama 9632 300
Armação dos Búzios 4705 57
Arraial do Cabo 1332 69
Cabo Frio 10222 542
Iguaba Grande 3800 93
São Pedro da Aldeia 5306 227
Saquarema 3274 175
Últimas notícias sobre a COVID-19
MUDANÇA DE IDEIA

Governo do Rio quer comprar 5 milhões de doses de vacina

Custo para o governo estadual pode chegar a R$ 300 milhões

14 março 2021 - 16h02Por Agência Brasil

O governo do estado do Rio quer comprar 5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. A autorização para a aquisição dos imunizantes foi dada neste sábado (13) pelo governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), permitindo o gasto de até R$ 300 milhões.

O custo foi calculado com base no valor médio das vacinas que estão no mercado. Conforme o governo do estado, o valor total para a compra das vacinas será bancado pelo próprio executivo.

Até agora, não há definição sobre qual a vacina será comprada e quando isso vai ocorrer. A intenção é escolher o imunizante que possa ser entregue o mais rápido possível.

O assunto está sendo avaliado pelo comitê criado na sexta-feira (12) pelo governador em exercício para analisar a compra de vacinas contra a covid-19. O grupo tem a coordenação das secretarias da Casa Civil e de Saúde e conta ainda com prefeituras e integrantes de setores econômicos do estado.

Compras pelos estados

Na última quarta-feira (10), durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou o Projeto de Lei (PL) 534/2021, que autoriza estados, municípios e o setor privado a comprarem vacinas contra a covid-19 com registro ou autorização temporária de uso no Brasil.

De acordo com o governo fluminense, os imunizantes que forem adquiridos pelo estado serão incorporados ao Plano Nacional de Imunização (PNI).

“Esse movimento de compra tem sido uma busca minha e, por isso mesmo, o estado apresentou ao Confaz [Conselho Nacional de Política Fazendária] a proposta de isenção de ICMS na compra de vacinas, iniciativa que beneficia todos os estados”, disse Castro, na sexta-feira.

Em postagens em redes sociais, Castro informou na noite de ontem, que manteve contato durante toda a manhã de sábado com secretários, prefeitos e governadores para tratar da compra de vacinas. “Vamos ter vacinas”, destacou.

Castro disse ainda que o Rio permanece com o monitoramento da evolução da covid-19 no estado.

“Seguimos analisando de perto os números da covid fornecidos pela Secretaria de Saúde, discutimos sobre as medidas preventivas para enfrentar esse momento e sabemos que esta hora é de união. O trabalho não pode parar!”, ressaltou.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.