Assine Já
quarta, 28 de julho de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
15ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46056 Óbitos: 1864
Confirmados Óbitos
Araruama 11325 353
Armação dos Búzios 5456 57
Arraial do Cabo 1564 87
Cabo Frio 12562 754
Iguaba Grande 4756 114
São Pedro da Aldeia 6144 273
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
NAS UNIDADES DE SAÚDE

Gestantes e puérperas com comorbidades devem agendar vacina contra a Covid em Cabo Frio

Ministério da Saúde determina que este grupo prioritário seja imunizado de acordo com a prescrição médica, após avaliação individual

31 maio 2021 - 12h00Por Redação

Agendamentos para a vacinação contra a Covid-19 de gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades continuam sendo feitos em unidades de saúde de Cabo Frio. Veja abaixo a lista completa de unidades em que o agendamento está disponível.

No ato da marcação, é preciso informar nome, e-mail e duas opções de número de telefone para contato. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Estratégia Saúde da Família (ESF) estão agendando na terça e quarta-feira, de 9h às 16h, e sexta-feira (4), das 9h às 12h.

A vacinação deste grupo ocorre de forma gradativa. A equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde entra em contato com cada pessoa agendada para informar hora e local. A estratégia é marcar o número de pessoas de acordo com a abertura de cada frasco, que possui tempo de utilização determinado após a abertura.

A medida segue a orientação do Ministério da Saúde e da sexta edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A recomendação para prosseguir com a imunização das gestantes e puérperas (até 45 dias) com comorbidades foi embasada no cenário epidemiológico nacional, considerando o risco aumentado para desenvolvimento de formas graves da doença e complicações obstétricas.

Considerando a necessidade de mais dados de segurança da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz para gestantes e puérperas, o documento conclui que neste momento está suspenso o uso do imunizante do laboratório para este grupo, que segue recebendo as demais vacinas que não contenham o vetor viral: a CoronaVac/Butantan ou Pfizer/BioNTech. Ainda assim, segundo o Ministério da Saúde, é necessária a prescrição médica após avaliação individualizada de risco e benefício.

As gestantes e puérperas que já tenham recebido a primeira dose da AstraZeneca deverão aguardar o término do período de gestação e puerpério para receber a segunda dose da vacina. Membros do grupo de trabalhadoras de saúde podem se vacinar após avaliação individual de risco e benefício para receber a segunda dose antes da conclusão da gestação ou puerpério.

UNIDADES DE SAÚDE COM AGENDAMENTO DA VACINAÇÃO PARA GESTANTES E PUÉRPERAS

1º Distrito

ESF Jardim Náutilus – Rua: Guiana, S/N
ESF Guarani – Rua Duarte da Costa, nº 37
ESF Jardim Caiçara – Rua Inglaterra, nº 478
ESF Praia do Siqueira/Palmeiras – Travessa Amapá, S/N
ESF Vila Nova – Rua José Paes de Abreu, nº 510
ESF Jacaré – Rua Samuel Bessa, S/N
ESF Peró – Rua Olivia Lopes, S/N
ESF Monte Alegre – Rua Dr. Cardoso da Fonseca, S/N
ESF Vila do Ar – Rua Ernesto de Melo, nº 1393
ESF Jardim Peró – Rua Paraná, nº 51
ESF Tangará – Rua Castro Alves, S/N

2º Distrito
PAM de Santo Antônio – Avenida Beira Mar, S/N
ESF Maria Joaquina – Rua da Harmonia, S/N
ESF São Jacinto – Estrada de São Jacinto, S/N
ESF Nova Califórnia – Rua das Pacas, Qd B, Lt38
ESF Botafogo- estrada de Botafogo, S/N
ESF Angelim – estrada do Angelim, S/N, Pacheco
ESF Araçá – estrada do Araça, S/N

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.