quinta, 18 de abril de 2024
quinta, 18 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
VACINA COVID-19

Fiocruz quer contribuir com início da vacinação da covid-19 durante mês de janeiro

Fundação diz que fará pedido de uso emergencial da vacina nesta semana

04 janeiro 2021 - 12h00Por Agência Brasil
Fiocruz quer contribuir com início da vacinação da covid-19 durante mês de janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que pretende contribuir com o início da vacinação contra covid-19 durante o mês de janeiro. Para isso, é necessária a realização do pedido para uso emergencial da vacina, o que deve ser feito nesta semana.
 
As primeiras vacinas serão importadas da Índia, um dos locais de produção da AstraZeneca, laboratório que tem parceria com a Fiocruz no Brasil. Serão 2 milhões de doses. As demais serão produzidas pela própria fundação brasileira após a chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), também prevista para janeiro. 

O pedido de registro definitivo da vacina está previsto para ocorrer em 15 de janeiro.

De acordo com a fundação, em uma reunião ocorrida recentemente entre o Ministério da Saúde, a Fiocruz e a AstraZeneca, o laboratório mostrou a viabilidade de entregar ao governo brasileiro doses prontas da vacina para agilizar o processo de vacinação da população.

Além disso, o registro da vacina em países como Argentina e Índia, além do Reino Unido, teria aberto caminho para o pedido de importação das primeiras vacinas, já autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Fiocruz entregará 110,4 milhões de doses até julho deste ano. A primeira entrega ocorrerá na semana de 8 a 12 de fevereiro.

“Com a incorporação da tecnologia concluída, a Fiocruz terá a capacidade de produzir mais 110 milhões ao longo do segundo semestre de 2021”, acrescentou a fundação.