quarta, 17 de dezembro de 2025
quarta, 17 de dezembro de 2025
Cabo Frio
24°C
Magnauto
RISCO ALTO

Estado do Rio apresenta bandeira vermelha no Mapa de Risco da Covid-19

Região Metropolitana é a única na faixa roxa, que indica risco muito alto para a doença

17 abril 2021 - 11h15Por Redação
Estado do Rio apresenta bandeira vermelha no Mapa de Risco da Covid-19

A 26ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde, mostra que a situação da pandemia no Estado do Rio de Janeiro deixa a bandeira roxa (risco muito alto) e entra na bandeira vermelha (risco alto), o que aponta para uma melhora nos parâmetros epidemiológicos. Esse movimento se repete na Região Serrana. As regiões Médio Paraíba, Centro-Sul, Baixada Litorânea, Noroeste, Norte, Baía de Ilha Grande e Metropolitana II permanecem com bandeira vermelha (risco alto).  A Região Metropolitana I é a única do estado que permanece com bandeira roxa, que indica risco muito alto de contrair a doença. A análise compara a semana epidemiológica 13 (28 de março - 4 de abril) com a 11 (14 de março - 21 de março) de 2021.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).  

O Estado do Rio de Janeiro apresentou um aumento de 38% no número de óbitos e uma redução de 13% nos casos de internações por  síndrome respiratória aguda grave (SRAG)  na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação de leitos no estado, nesta sexta-feira (16), estão em 69,6% para leitos de enfermaria e 88% para UTI. Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.

Internações e óbitos de idosos acima de 80 anos reduzem no Rio - Entre janeiro e março deste ano, as internações e os óbitos de idosos acima de 80 anos diminuíram. Segundo o levantamento da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), as reduções relativas ao período chegam a 49% nas internações e a 44% nos óbitos decorrentes de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) de pacientes acima de 90 anos. Já em relação a idosos com mais de 80 anos, as quedas são de 22% para mortes e 33% para hospitalização. A comparação foi feita entre os meses de janeiro e março, considerando as semanas epidemiológicas 01 a 04 (03 a 30/01), e 09 a 12 (28/02 a 27/03). A principal hipótese é que o início da vacinação para essa faixa etária tenha causado a redução. 

Distribuição de vacinas - A SES informa que uma tabela com o total de doses distribuídas aos 92 municípios passa a ser publicada no site Vacinação Covid. Essa planilha substitui as que a secretaria vinha enviando à imprensa a cada entrega de vacinas. 

Leia Também

MEIO AMBIENTE

MPF aciona governo de Cabo Frio para cessar poluição em Comunidade Quilombola de Maria Joaquina

Ação pede medidas urgentes para impedir lançamento de esgoto, reparação integral dos danos ambientais e indenização mínima de R$ 1,2 milhão
Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original
Esportes

Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática
EDUCAÇÃO

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática

Salinas inaugura primeira loja no Shopping Park Lagos, em Cabo Frio
Geral

Salinas inaugura primeira loja no Shopping Park Lagos, em Cabo Frio