sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
"MULTAS PESADÍSSIMAS"

Estado acena com fechamento de praias e de piscinas nos hotéis para os feriados antecipados

Municípios da região aguardam publicação do decreto estadual e discutem medidas conjuntas para evitar 'invasão' de turistas

23 março 2021 - 17h16Por Rodrigo Branco

Antes mesmo da possível aprovação do projeto de lei que antecipa os feriados de abril, o governador em exercício Cláudio Castro (PSC) disse que editará um decreto que, entre outras medidas, fechará praias e proibirá o funcionamento de piscinas em hotéis e meios de hospedagem. O anúncio ocorre depois que, durante videoconferência com o governador realizada no domingo (21), os prefeitos da Região dos Lagos demonstraram preocupação com o fluxo de turistas para os municípios praianos como Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios, no período do chamado ‘superferiadão’ de dez dias, entre 26 de março e 4 de abril. 

Durante a visita ao Hospital Unilagos, em Cabo Frio, que será arrendado para o tratamento de Covid-19 de pacientes de toda a região, Castro acenou ainda com a possibilidade da proibição da entrada de ônibus de turismo e a permissão para a montagem de barreiras sanitárias nas estradas estaduais. O governador em exercício prometeu ‘multas pesadíssimas’ para quem descumprir o decreto que, até esta terça-feira (23), ainda não havia sido publicado no Diário Oficial do Estado. 

 – Isso com certeza vai diminuir muito o incentivo para viajar. A intenção é que as pessoas fiquem em casa, a intenção é que a gente possa se resguardar, a Covid está aí. A gente está preocupado com os números, de verdade. Por isso que vim, esse equipamento [Hospital Unilagos] será fundamental para aumentar a oferta de leitos. A gente não pode esquecer que é uma terceira onda que o Rio passa. Então já tem uma curva de aprendizagem das outras duas ondas – destacou Castro. 

Apesar do compromisso assumido pelo governador em exercício, os municípios têm autonomia para editar os próprios decretos de proibição. E, ao que tudo indica, o farão em conjunto, com ações semelhantes, pela primeira vez durante a pandemia. O secretário de Saúde de Búzios, Marcelo Amaral, disse que os municípios estão articulados na busca pelas soluções.

– Esse feriadão, termo que foi usado por causa da aglomeração de dias de feriadão, não tem perfil de feriado. É um perfil de uma última instância antes de um lockdown. O objetivo é que as pessoas não se desloquem. Não é sair do Rio para vir para Região dos lagos. Acredito que nossas praias sejam fechadas nesse período, que é uma forma de dizer “não venham” porque não temos condições de absorver uma população maior do que a região está preparada – aponta Amaral.

Leitos – Na rápida visita a Cabo Frio, o governador em exercício prometeu que o estado cofinanciaria 100% dos leitos abertos pelos municípios. A ampliação na oferta no Hospital Regional de Araruama e a reabertura do Hospital de Barra de São João estão no radar.

– O Estado vai financiar todos os leitos que as prefeituras conseguirem abrir. Tudo que o Rio de Janeiro precisa é ter equilíbrio para conseguir atender as pessoas. É preciso ter o cuidado sanitário, além de garantir a manutenção de empregos e das atividades econômicas. Amanhã [hoje], vou a Brasília e só volto com alguns hospitais federais estadualizados para a abertura de mais leitos – ressaltou o governador.