Assine Já
quinta, 07 de julho de 2022
Região dos Lagos
28ºmax
20ºmin
VIAJE BEM Confira 331 hospedagens bem avaliadas na Região dos Lagos
CORONAVÍRUS

Dois terços dos municípios do estado do Rio não registraram óbitos por Covid-19 neste mês de maio

Apenas 5% das mortes registradas em maio ocorreram no período; retenção de dados de óbitos ocorre pela necessidade de investigação de diagnóstico

20 maio 2022 - 15h08Por Redação

Levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostra que, entre 1º e 18 de maio, 60 dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro – cerca de dois terços das cidades fluminenses - não registraram óbitos por Covid-19. Dos 287 óbitos contabilizados este mês nos demais municípios, apenas 15 realmente ocorreram em maio de 2022, ou seja, 5%. Ou outros aconteceram em meses anteriores, mas só acabaram sendo registrados em maio. A retenção de dados de mortes ocorre pela necessidade de investigação de diagnóstico.

– Esse cenário é consequência da vacinação no estado, que já atingiu 84% de toda a população fluminense com 12 anos ou mais imunizada com a primeira e a segunda doses. O próximo Mapa de Risco para Covid-19, que será publicado nesta sexta-feira (20/050, mostra que o número de óbitos caiu. Mas a população com 60 anos ou mais precisa retornar aos postos para receber a segunda dose de reforço – disse o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

A coordenadora de Informações e Saúde da SES, Luciane Velasque, explica que a retenção de dados de óbitos faz parte do processo de trabalho rotineiro das Vigilâncias municipais e aconteceu durante toda pandemia.

– Muitos casos são notificados após a data do óbito. Por essa razão, desde o início da pandemia, recomenda-se que a análise das informações seja feita pela data de ocorrência da morte; e não pela data de registro no sistema – diz Luciane.

Em relação ao número de casos, 4.063 dos 27.781 registros lançados em maio ocorreram neste mês, o que representa 14,6%.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.