quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
O FIM DA PICADA

Covid-19: Ministério Público Estadual investiga denúncias de fura-fila de vacina em Cabo Frio

Promotoria de Justiça já instaurou cinco procedimentos administrativos no município

25 fevereiro 2021 - 19h46Por Redação

O Ministério Público Estadual (MPRJ) investiga denúncias de que a prioridade de vacinação contra Covid-19 não estaria sendo respeitada em Cabo Frio. De acordo com o MPRJ, no município, já foram abertos cinco procedimentos administrativos para apurar uma suposta ação de ‘fura-fila’ na imunização.

Em todo o estado do Rio, até o fechamento desta reportagem, o Ministério Público recebeu 612 denúncias sobre supostas irregularidades. Destas, 85 teriam ocorrido em Cabo Frio, segundo informação veiculada pela InterTV, mas não confirmada pelo MPRJ. Todas elas foram encaminhadas pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Saúde (CAO Saúde/ MPRJ) às Promotorias de Justiça com atribuição para análise.

Ao todo, foram instaurados 27 procedimentos administrativos, cinco inquéritos civis e um procedimento investigatório criminal (PIC). Além dos procedimentos abertos em Cabo Frio, outros quatro foram instaurados na capital; seis na Região Metropolitana; nove em Itaperuna, um em Campos dos Goytacazes, e dois em Nova Friburgo. Dois inquéritos civis foram instaurados em Belford Roxo, um em Teresópolis, um em Três Rios, referente à Sapucaia. O procedimento investigatório criminal foi instaurado na cidade de Itaboraí.

A Prefeitura de Cabo Frio informou que ainda não foi notificada e se colocou à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o assunto.

Cabo Frio vacina idosos – Em dois dias de vacinação para idosos com 90 anos ou mais, a Prefeitura de Cabo Frio imunizou 423 pessoas desta faixa etária. O público-alvo alvo é formado por 938 pessoas, e quem não conseguiu se vacinar nesta semana será incluído no próximo grupo. De acordo com o secretário de Saúde, Felipe Fernandes, a Prefeitura de Cabo Frio segue o que recomenda o Ministério da Saúde e que o município “avança na imunização das faixas etárias conforme o envio das doses pelo Governo Federal”.