sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
FISCALIZAÇÃO DE VOLTA

Acessos a Cabo Frio voltarão a ter barreiras sanitárias a partir desta sexta-feira (4)

No entanto, Prefeitura decide manter os termos do atual decreto e nega sobrecarga na Saúde

02 dezembro 2020 - 16h38Por Redação

Cabo Frio voltará a ter as barreiras sanitárias educativas nas entradas da cidade a partir desta sexta-feira (4). A decisão foi anunciada pelo Gabinete de Crise nesta quarta-feira (2). Apesar de determinar o aumento da fiscalização nos acessos do município, a Prefeitura manteve os termos do decreto municipal vigente (nº 6.390), publicado em 18 de novembro.

O Gabinete se reuniu nesta terça (1º) para avaliar a evolução no número de caos de Covid-19 na cidade. Até esta terça (1º),  foram confirmados 3851 casos de Covid-19 em Cabo Frio desde o início da pandemia, 42 casos a mais que no dia anterior. Até o momento, são 182 mortos pela doença no município.

A Secretaria de Saúde nega que haja colapso na rede e sobrecarga nos leitos. Segundo a pasta, a ocupação das vagas de UTI exclusivas para Covid está em 36% e dos leitos em enfermaria, 31%. Para o secretário de Saúde, Bruno Alpacino, a situação de momento permite que a Prefeitura atenda a população de forma eficiente. "O que temos notado no atendimento nas UPAs é a grande presença de moradores de outras cidades que estão vindo buscar socorro em Cabo Frio”, explicou o secretário.

Já o prefeito Adriano Moreno afirmou que não é o momento de fazer grandes mudanças no decreto vigente.

"O aparato de saúde que montamos  ainda está suportando a demanda. Lembrando que no começo de dezembro vamos abrir o Hospital de Tamoios, que vai desafogar ainda mais o sistema, com mais leitos de UTI e enfermaria. Com a alta temporada batendo na nossa porta, o que a gente precisa é de conscientização da população e dos turistas que vem pra Cabo Frio. A pandemia não acabou, o vírus continua fazendo vítimas. Por isso é preciso manter o isolamento social, redobrar a atenção com a higienização e respeitar as regras do decreto. Só assim vamos passar por mais esse desafio", analisou o prefeito.

Participaram da reunião os secretários de Governo, Matheus Mônica; de Saúde, Bruno Alpacino; de Turismo e Cultura, Manoel Vieira; de Mobilidade Urbana, Everaldo Loback; de Educação, Ian Carvalho; e de Ordem Pública, Maurício Simões Duarte. Por vídeo ainda participaram a Procuradora-Geral do município, Renata Granha; e a secretária de Desenvolvimento Social, Marta Maria Bastos.