Assine Já
segunda, 02 de agosto de 2021
Região dos Lagos
23ºmax
13ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46523 Óbitos: 1889
Confirmados Óbitos
Araruama 11454 362
Armação dos Búzios 5517 58
Arraial do Cabo 1588 87
Cabo Frio 12706 765
Iguaba Grande 4804 116
São Pedro da Aldeia 6205 275
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
MAPEAMENTO DE CASOS

Cabo Frio terá mutirão da testagem rápida de Covid nesta segunda (24) e terça (25)

Ação acontecerá em cinco pontos da cidade para pessoas que apresentem sintomas

22 maio 2021 - 16h00Por Redação

Com o objetivo de ampliar o número de pessoas testadas, e acompanhar a evolução dos casos da Covid-19, a Prefeitura de Cabo Frio vai realizar, nesta segunda (24) e terça (25), um mutirão de testagem rápida em cinco pontos da cidade.  

A ação acontecerá das 10h às 16h, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Praça Porto Rocha, no Centro; na Praça de São Cristóvão; no estacionamento Supermercado Extra, no bairro Braga; no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança, e no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira, em Tamoios.  

Para o mutirão não é preciso agendar horário de atendimento. Basta apresentar documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência com endereço de Cabo Frio. O uso de máscara cobrindo corretamente o nariz e a boca será obrigatório. 

Para o secretário de Saúde, Felipe Fernandes, a ação visa ainda buscar o isolamento em casos de assintomáticos. 

“Ampliando a testagem de pessoas, podemos buscar a adesão do paciente ao isolamento domiciliar, com acompanhamento familiar, para evitar a disseminação do vírus, pois vamos identificar além das pessoas com sintomas gripais, pessoas assintomáticas que testaram positivo para o coronavírus”, explicou Felipe Fernandes. 

O teste rápido é feito a partir de uma amostra de sangue por punção digital. Para que o resultado seja eficaz e confiável, o exame só será feito em pessoas que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. Essa determinação acontece por conta da detecção de corpos aplicados na vacina, que podem gerar um falso resultado positivo. 

TESTAGEM PARA DETECÇÃO DA COVID-19 SEGUE NAS UNIDADES DE SAÚDE E DRIVE-THRU 

Quem perder o prazo da testagem no mutirão desta segunda (24) e terça (25), ainda poderá fazer o teste rápido de anticorpos IgG e IgM (Imuno-Rápido) para o coronavírus nos demais dias da semana na Tenda da Triagem (ao lado da UPA do Parque Burle), na UPA de Tamoios, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias em Saúde da Família (ESF) do município.   

Além disso, Cabo Frio também possui testagem rápida em sistema de drive-thru, exclusivamente para pessoas que fizeram agendamento prévio, que acontece de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h, pelo telefone 0800 021 6590. O drive-thru está localizado no estacionamento do mercado Extra, no Braga, onde antes funcionava um posto de gasolina. A entrada será pela Rua Omar Fontoura, paralela à Avenida Teixeira e Sousa.  

Fora do mutirão, o teste rápido é feito somente em pessoas que estejam a partir do oitavo dia de sintoma da Covid-19.Para o atendimento é obrigatório o uso de máscara cobrindo corretamente o nariz e a boca. Também será exigida apresentação de documento oficial com foto e comprovante de residência com endereço de Cabo Frio.  

TESTE SWAB PARA PESSOAS A PARTIR DO PRIMEIRO DIA DE SINTOMA 

Já o cidadão que está entre o primeiro e o sétimo dia de sintomas pode realizar o teste Swab RT-PCR para detecção da Covid-19. Ele é feito na Tenda da Triagem (ao lado da UPA do Parque Burle), na UPA de Tamoios e na Estratégia Saúde da Família (ESF) dos bairros Porto do Carro, Gamboa, Praia do Siqueira/Palmeiras e Florestinha. Nas ESFs o funcionamento é segunda e quarta-feira, das 13h às 16h, e terça e quinta-feira, das 8h às 16h.  

Além de todas as ações para identificação do diagnóstico, e demais medidas de prevenção ao coronavírus, a Prefeitura de Cabo Frio destaca que o mais importante e eficiente é a conscientização da população, que deve evitar aglomerações, utilizar máscara corretamente e acatar as recomendações dos profissionais de saúde.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.