terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos beer fest
REFORÇO NA IMUNIZAÇÃO

Cabo Frio recebe 2.100 doses da vacina Oxford/AstraZeneca

Profissionais da linha de frente da saúde e idosos em abrigos continuam sendo imunizados

25 janeiro 2021 - 16h42Por Redação

O município de Cabo Frio recebeu, nesta segunda-feira (25), a primeira remessa de 2.100 doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca. Os profissionais da linha de frente da saúde e os idosos residentes em abrigos continuam sendo o grupo prioritário a receber o imunizante, conforme as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ). 

A nova vacina começa a ser aplicada imediatamente após o fim da remessa da Coronavac que chegou na última quarta (20), e que já foi aplicada em 2.052 pessoas. Nesta segunda e na terça (26), as equipes volantes do Programa Municipal de Imunização irão a mais 14 locais para aplicar o imunizante, como nas instituições de longa permanência de idosos Pousada Iza Jansson II, Pousada Vovó Iza, Pousada Montes Brancos e Cantinho do Sol.

Os agentes também vacinarão os profissionais da linha de frente da saúde que atuam no Laboratório de Saúde Pública, Incordis, Clipel, Centro da Imagem, Núcleo de Tratamento de Feridas, do PAM de São Cristóvão, Central de Assistência Farmacêutica, Medscan e na Atenção Básica. 

A estimativa é de que a vacinação com a Coronavac termine na terça (26), dando início ao esquema de vacinação com o antígeno da Oxford/AstraZeneca.

Para o grupo que foi imunizado com a Coronavac, a aplicação da segunda dose deverá ocorrer em um intervalo entre duas a quatro semanas. As doses da segunda aplicação estão reservadas com o Governo do Estado. 

Para as pessoas que serão vacinadas com o imunizante da Oxford/AstraZeneca a Fiocruz recomendou ao Ministério da Saúde o intervalo máximo de 12 semanas, ou seja, três meses.