quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
PORTAL DE REGISTRO CIVIL

Cabo Frio passa marca de 100 mortes por Covid-19, segundo cartórios

Boletim da Prefeitura, que considera apenas moradores, indica 70 óbitos

23 julho 2020 - 21h17Por Rodrigo Branco

O município de Cabo Frio já teve 101 mortes causadas pelo novo coronavírus, segundo o Portal da Transparência de Registro Civil, que reúne dados informados pelos cartórios de todos os municípios brasileiros. O quantitativo se refere ao período que vai de 16 de março até esta quinta-feira (23).

As informações divergem dos boletins oficiais divulgados pela Prefeitura e pelo Governo do Estado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o município registrou 70 mortes pela doença até o momento. Já de acordo com a Saúde Estadual, Cabo Frio teve 61 vítimas fatais da Covid-19, no período de pandemia. Com relação ao número de casos confirmados, os dados oficiais do município e do estado coincidem: foram 1.190 diagnósticos da doença até o momento.

A diferença aponta para uma possível subnotificação de casos. No entanto, há diferenças na metodologia de contagem de casos utilizada pelas secretarias de Saúde e pelo Portal da Transparência do Registro Civil. Para o Registro Civil, o que conta é o local da morte do paciente. Isso significa que moradores de Cabo Frio que morrem em outras cidades não contam para as estatísticas do município obtidas através do Registro Civil, enquanto que moradores de outras localidades que falecem em Cabo Frio são incluídos na conta do município. Já na metodologia das secretarias de Saúde, o que conta é o local de residência do paciente. Neste caso, o boletim da cidade computa o falecimento de um morador que estava em outra cidade, mas não registra as mortes de residentes de outros municípios que estavam em Cabo Frio.

Doenças respiratórias – Segundo o Portal, o número de mortes por doenças respiratórias em Cabo Frio, durante a pandemia, teve um acréscimo de 23% em relação ao mesmo período de 2019. Este ano, por exemplo, foram registradas seis vítimas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), contra nenhum caso no ano passado.

Entre 2019 e 2020, as mortes por insuficiência respiratória aumentaram de 58 para 67 registros. Por sua vez, os óbitos por pneumonia caíram de 97 para 92 e por septicemia (infecção generalizada), de 74 para 65. Por fim, os registros de mortes por causa ‘indeterminada’ subiram de quatro para 20, comparados os dois períodos.