terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos beer fest
ENFERMEIRA FOI A PRIMEIRA

Cabo Frio inicia vacinação e secretário adverte sobre manter cuidados sanitários: "primeiro passo"

Município aguarda Secretaria Estadual de Saúde sobre o recebimento das próximas doses

20 janeiro 2021 - 15h29Por Rodrigo Branco

Com um misto de alívio, esperança e ansiedade, começou a vacinação contra a Covid-19 em Cabo Frio nesta quarta-feira (20). Em solenidade realizada na Escola Municipal Edilson Duarte, no Jardim Caiçara, a enfermeira Teresinha Correia da Silva, de 51 anos, recebeu a primeira das 2.533 doses enviadas pelo Governo do Estado para o município nesta primeira remessa.

Na primeira etapa da imunização no município, serão vacinados somente os profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do combate à doença e idosos abrigados em instituições de longa permanência. De acordo com cálculos da Secretaria Municipal de Saúde, o lote inicial é suficiente para vacinar somente 34% dos trabalhadores que atuam nas unidades da rede municipal.

Apesar da cobertura reduzida, o secretário Felipe Fernandes celebrou o começo da vacinação da cidade, mas advertiu que as medidas de prevenção à doença deverão ser mantidas.

– O comportamento é manter o que temos feito. Esse é o primeiro passo, mas a pandemia ainda está acontecendo. Então todas as medidas de proteção e cuidados serão mantidos porque não podemos nos iludir que, com a primeira dose, estaremos protegidos. Continuamos vigilantes e atentos tanto para nos proteger como para atender da melhor forma a população – disse Fernandes.

Em coletiva de imprensa após a aplicação da primeira vacina, foi anunciado que o esquema de imunização nesta primeira etapa será volante, em oito unidades públicas e privadas de Saúde e em duas instituições para idosos. As unidades de Saúde são o Hospital São Jose Operário; Hospital Central de Emergência (HCE); Hospital do Jardim Esperança, Hospital da Mulher, UPA do Parque Burle e de Tamoios (rede pública) e Hospital Santa Izabel e Clinerp (rede privada). Em idosos, as doses serão aplicadas no Lar da Cidinha e na Pousada Iva Jansson.

Coordenadora de imunização do município, Patrícia Freitas fez coro com o secretário sobre a manutenção dos protocolos sanitários. Sobre a chegada das próximas doses, que serão aplicadas dentro de 21 dias, disse que depende da disponibilidade pelo Governo do Estado.

– Tudo é uma interrogativa. Às vezes, a gente está em casa meia-noite, duas horas da manhã e recebe um e-mail. O município está muito atento às informações tanto do Ministério da Saúde, como da Secretaria de Estado de Saúde. A única coisa que tem de certo é que recebemos 34% na primeira fase. O período de vacinação é de 21 dias para a próxima dose, isso foi definido pela Secretaria de Estado. Então essas doses vão chegar nesse período. Pode ser daqui dez dias, 15 dias. Mas vai chegar para fazer a vacina nos funcionários, como está agendado para daqui a 21 dias – garantiu a coordenadora.

Bastante assediada pelos repórteres presentes, Teresinha, que atua no centro cirúrgico do Hospital São José Operário teve uma manhã de 'estrela' da solenidade que marcou o começo simbólico da vacinação da cidade. Nitidamente emocionada, mas serena, a profissional de Saúde estava consciente da importância do momento histórico que protagonizou.

– É bastante emocionante representar os meus colegas que estão à frente nesta pandemia. Dá esperança de um novo momento, um novo amanhã. Isso tudo para a gente é simplesmente gratificante demais. Saber que amanhã a gente está perto de concluir todo esse momento. E também pela prevenção do outro, ter mais empatia com o próximo, porque está faltando isso. As pessoas estão negando essa questão da pandemia e isso é o que tem me deixado mais aborrecida. Temos a certeza de que vai dar tudo certo – declarou para a Folha.