quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CASOS LEVES, MODERADOS E GRAVES

Cabo Frio inclui cloroquina no tratamento para pacientes com Covid-19

Secretaria de Saúde afirma que decisão final de uso da medicação é do médico que atender o paciente

22 maio 2020 - 21h09Por Redação
A Secretaria de Saúde de Cabo Frio começou a adotar um protocolo de uso da substância difosfato de cloroquina para o tratamento de pacientes com Covid-19 no município. De acordo com a Comissão Municipal de Controle de Infecção em Estabelecimentos em Saúde (Comcies), a administração do medicamento deve ser feita combinado à outra substãncia, a azitromicina, independentemente da gravidade da infecção.
 
A indição é feita para casos leves, moderados e graves, "preferencialmente no início da doença, em seu segundo dia, ou assim que tiver a suspeição clínica, fases I (leve) e IIA (leve a moderada). O protocolo enumera os sintomas de síndrome gripal das quatro fase da Covid-19 (leve - até o sétimo dia; de leve a moderada, do sétimo ao décimo; grave - após o décimo dia e crítica).
 
Questionada sobre o novo procedimento, a Secretaria de Saúde informa que "é uma recomendação do Ministério da Saúde" e que "a decisão final da utilização da medicação é responsabilidade do médico que está no atendimento do paciente". 
 
Na última quarta-feira (20), o Ministério da Saúde divulgou as orientações para o uso de cloroquina e hidroxocloroquina no tratamento de pacientes de Covid-19 pelo SUS. O assunto é considerado polêmico, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que o uso das substâncias não tem eficácia comprovada e pode provocar efeitos colaterais. 
 
Reprodução do protocolo adotado pela Secretaria de Saúde de Cabo Frio