terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos beer fest
CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Cabo Frio aplica dose de reforço contra Covid-19 em idosos acima de 60 anos

Calendário de vacinação desta semana terá ainda segunda dose e repescagem

25 outubro 2021 - 14h27Por Redação

O calendário de vacinação contra a Covid-19 desta semana, em Cabo Frio, será voltado para aplicação da dose de reforço para idosos acima de 60 anos que tenham tomado a segunda dose há três meses, e também para os profissionais de saúde que tenham tomado a segunda dose há seis meses. 

Com exceção dos acamados, que receberão a vacina em casa, as demais pessoas deste grupo serão atendidas nesta terça (26), quarta (27) e sexta (29) nas unidades de saúde que fazem a vacinação contra a Covid-19. Na quinta-feira (28), ponto facultativo do dia do servidor público, não haverá vacinação para nenhum grupo. 

Na terça (26) também é dia de dose de reforço para pessoas de 18 a 69 anos com alto grau de imunossupressão, que tenham se imunizado há mais de 28 dias com a segunda dose da vacina. Este grupo será vacinado no Posto de Atendimento Médico (PAM) de São Cristóvão, e nas Estratégias Saúde da Família (ESF) dos bairros Monte Alegre, Tangará e Botafogo. Para todos os grupos o atendimento será das 9h às 15h. 

Para receber a vacina, todos os integrantes do grupo da próxima semana, sem exceções, precisam apresentar documento de identidade oficial com foto, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência com endereço de Cabo Frio e carteira de vacinação comprovando que as doses anteriores foram recebidas em Cabo Frio. 

Os profissionais de saúde devem apresentar comprovante de vínculo ativo. Quem tem comorbidade ou alto grau de imunossupressão, deve apresentar, ainda, documentos que comprovem a condição, como cópia de atestados, laudos, prescrições, relatórios médicos e/ou exames complementares. A lista das doenças definidas pelo Ministério da Saúde está no site da Prefeitura (www.cabofrio.rj.gov.br).  

SEGUNDA DOSE DA VACINA PFIZER E CORONAVAC 

A aplicação da segunda dose dos imunizantes Pfizer e CoronaVac acontecerá nas unidades de saúde que fazem a imunização contra a Covid-19, das 9h às 15h. Caso a data marcada no cartão de vacinação seja em um fim de semana ou feriado, o morador deve se imunizar no próximo dia útil à data agendada. 

O intervalo entre a primeira e a segunda dose da Pfizer passou de 12 para oito semanas. A nova norma segue determinação do Ministério da Saúde. Quem já completou oito semanas de intervalo deste imunizante deve comparecer nas unidades de saúde para receber a segunda dose. Já o intervalo da CoronaVac permanece em 28 dias. 

SEGUNDA DOSE DA ASTRAZENECA 

Esta semana a vacinação da segunda dose da vacina AstraZeneca estará sendo aplicada somente na terça-feira (26) no PAM de São Cristóvão, e na Estratégia Saúde da Família (ESF) Samburá. 

Esse direcionamento é devido à quantidade de doses deste imunizante no município. A Prefeitura esclarece que a partir desta semana as pessoas aprazadas para receber a segunda dose da AstraZeneca poderão receber a Pfizer em substituição. 

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identidade oficial com foto, CPF ou cartão do SUS, e comprovante de residência com endereço de Cabo Frio. É obrigatório apresentar, também, a carteira de vacinação comprovando que a aplicação da primeira dose realizada em Cabo Frio. 

REPESCAGEM ACONTECE TERÇA (26), QUARTA (27) E SEXTA-FEIRA (29) 

Quem ainda não tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19, deve ficar atento. A repescagem para pessoas acima de 12 anos acontece nesta terça (26), quarta (27) e sexta (29). 

Para isso, é preciso apresentar documento de identidade oficial com foto, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência com endereço de Cabo Frio, além de comprovantes específicos no caso de pessoas com comorbidades e dos profissionais e trabalhadores dos grupos já atendidos. 

Menores de 15 anos deverão estar acompanhados do responsável e apresentar o documento de autorização disponível no site da Prefeitura. No caso de impossibilidade da presença do responsável, o jovem deverá estar acompanhado de uma pessoa maior de idade munido da declaração de próprio punho do responsável. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda o preenchimento da autorização antecipadamente para agilizar o tempo de atendimento nos postos de vacinação. 

Quem está acamado permanece recebendo a primeira e segunda dose da vacina em domicílio às segundas-feiras, mediante agendamento prévio pelo e-mail [email protected]. Para isso basta informar nome completo de quem será vacinado, sexo, data de nascimento, CPF, endereço completo com ponto de referência e telefone de contato. Quem recebeu a primeira dose deve enviar a foto do cartão de vacinação. 

SISTEMA DRIVE-THRU É SUSPENSO 
Esta semana a vacinação no sistema drive-thru do bairro Novo Portinho e do PAM em Santo Antônio, em Tamoios, está suspensa. A medida está de acordo com a logística de imunização, visando administrar a quantidade de doses recebidas pelo Governo do Estado de forma a evitar a perda de imunizantes. 

ONDE SE VACINAR: 

DOSE REFORÇO PARA PESSOAS DE 18 A 69 ANOS COM ALTO GRAU DE IMUNOSSUPRESSÃO 
PAM de São Cristóvão – Rua Manoel José de Carvalho, 97 
ESF Monte Alegre – Rua Dr. Cardoso da Fonseca, s/nº 
ESF Tangará – Rua Castro Alves, s/nº 
ESF Botafogo- Estrada de Botafogo, s/nº 

DEMAIS GRUPOS DA SEMANA 

1º DISTRITO 
ESF Jardim Náutilus – Rua Guiana, s/nº 
ESF Guarani – Rua Duarte da Costa, nº 37 
ESF Jardim Caiçara – Rua Inglaterra, nº 478 
ESF Praia do Siqueira/Palmeiras – Travessa Amapá, s/nº 
ESF Vila Nova – Rua José Paes de Abreu, nº 510 
ESF Jacaré – Rua Samuel Bessa, s/nº 
ESF Peró – Rua Olivia Lopes, s/nº 
ESF Monte Alegre – Rua Dr. Cardoso da Fonseca, s/nº 
ESF Jardim Peró – Rua Paraná, nº 51 
ESF Tangará – Rua Castro Alves, s/nº 
UBS Itajuru – Rua José Gomes da Silva s/nº 

2º DISTRITO 
ESF Florestinha – Rua Espera Feliz, s/nº 
ESF Maria Joaquina – Rua da Harmonia, s/nº 
ESF São Jacinto – Estrada de São Jacinto, s/nº 
ESF Nova Califórnia – Rua das Pacas, Qd B, Lt38 
ESF Samburá – Rodovia Amaral Peixoto Km 135 
ESF Botafogo- Estrada de Botafogo, s/nº 
ESF Angelim – Estrada do Angelim, s/nº, Pacheco 
ESF Araçá – Estrada do Araçá, s/nº