Assine Já
domingo, 24 de outubro de 2021
Região dos Lagos
27ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
MAIOR CONTROLE

Cabo Frio adquire 10 mil testes rápidos para detecção da Covid-19

Objetivo é ampliar o número de pessoas testadas para acompanhar a evolução dos casos na cidade

23 março 2021 - 20h20Por Redação

A Prefeitura de Cabo Frio recebeu, nesta segunda-feira (22), 10 mil testes rápidos de anticorpos IgG e IgM (Imuno-Rápido) para detecção da Covid-19. A compra dos insumos compõe a estratégia de testagem que será ampliada, sendo mais uma medida para o enfrentamento da pandemia no município.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Cabo Frio, existe a previsão de aquisição de mais 30 mil testes rápidos, que podem fornecer resultados em até 15 minutos após a coleta, sem a necessidade de laboratório. O objetivo é ampliar o número de pessoas testadas para acompanhar a evolução dos casos na cidade, bem como buscar a adesão do paciente ao isolamento domiciliar, com acompanhamento familiar para evitar a disseminação do vírus.

Os testes rápidos são feitos a partir da segunda semana de sintomas, quando a quantidade de vírus diminui e o indivíduo produz anticorpos, principalmente das classes IgG e IgM. Para realizar esse exame, é obtido uma amostra de sangue por punção digital. Pessoas entre o oitavo e o décimo dia do início dos sintomas poderão ser testadas.

“Esse exame é realizado com a coleta de uma gota de sangue. Os anticorpos da classe IgM podem ser detectados a partir da segunda semana de infecção. Já os da classe IgG aparecem geralmente após 14 dias da infecção e persistem por mais tempo”, explica o médico do Programa de Saúde da Família, Guilherme Tritany.

O investimento, proveniente do recurso de custeio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), é de R$ 68 mil. Os exames serão realizados nas UPAs do primeiro e segundo distritos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também nos postos de Estratégia Saúde da Família (ESF), seguindo os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde.

As unidades de saúde receberão os testes de forma gradativa até o fim desta semana. A Secretaria de Saúde informou que também está finalizando os preparativos para iniciar a testagem rápida em sistema drive-thru.

MUNICÍPIO TAMBÉM AMPLIA TESTAGEM DO SWAB

A partir de abril as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Florestinha (Tamoios) e Jacaré; e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Praia do Siqueira e Porto do Carro irão realizar os testes RT-PCR (Swab) contra a Covid-19. Utilizado até o sétimo dia de sintomas, ele utiliza uma espécie de bastão para coleta de material, e a realização está condicionada à avaliação do profissional.

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio esclarece que as unidades básicas de saúde do município são para atendimento inicial de pacientes com sintomas leves como tosse, resfriado ou breve mal-estar. “Quando o atendimento é emergencial, o paciente deve ser atendido na UPA”, alerta Guilherme.

Além de todas as ações do município, como reforço no teste para identificação do diagnóstico e demais medidas de prevenção, a Prefeitura reforça que o mais importante e eficiente é a conscientização da população, que deve evitar aglomerações, utilizar máscara e acatar as recomendações dos profissionais de saúde.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.