sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ALA EXCLUSIVA

Cabo Frio abre dez leitos no Hospital do Jardim para tratamento de pacientes com Covid

Prefeitura inaugura unidades de pacientes graves (UPGs) nesta sexta-feira (9)

09 outubro 2020 - 15h04Por Redação

A Prefeitura de Cabo Frio inaugura nesta sexta-feira (9) dez leitos com respiradores de Unidades de Pacientes Graves (UPG) e um leito para emergência pediátrica exclusivo para atender pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (COVID-19). As unidades foram implantadas no Hospital Otime Cardoso dos Santos, localizada no bairro Jardim Esperança, que já possui 21 leitos de clínica médica.

De acordo com o governo municipal, o espaço foi totalmente reformado e com um andar exclusivo para receber os pacientes encaminhados das outras unidades de saúde. O hospital terá quatro técnicos, dois enfermeiros e um enfermeiro controlador de infecção atuando nesta área por plantão. 

“Importante esclarecer que o espaço não está aberto ao público para atendimento ambulatorial e emergencial. O local, que tem toda estrutura necessária para atender pacientes em estado crítico ou grave, é exclusivo à pacientes diagnosticados com o coronavírus”, explica o secretário de Saúde, Bruno Alpacino.

Com os novos leitos, a unidade do Jardim Esperança passa a ser referência no tratamento da doença no município. O Hospital Unilagos, para onde eram levados os pacientes em estado mais grave, foi desativado na última sexta-feira (2).

Isolamento social é necessário

A Prefeitura de Cabo Frio ressalta a necessidade de que os cidadãos fiquem em suas casas, evitando a aglomeração de pessoas e a disseminação do vírus. Como medida preventiva visando a saúde a população cabo-friense, o município regulamentou ações de enfrentamento ao COVID-19 previstas no decreto vigente, podendo ser prorrogadas ou ampliadas, de acordo com a evolução da pandemia e das orientações das autoridades de saúde. Os documentos estão disponíveis no site da Prefeitura de Cabo Frio.

Além disso, hábitos simples de higiene são as melhores formas de prevenção da doença, como lavar bem as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; não compartilhar objetos pessoais; e manter os ambientes ventilados de acordo com orientações do Ministério da Saúde.