sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
SAÚDE PÚBLICA

Cabo-frienses cobram maior rapidez na vacinação contra o novo coronavírus do município

Prefeito afirma que aumento de velocidade depende do recebimento de mais doses e descarta abertura mais cedo dos postos: "Pessoal da Saúde está no limite"

05 abril 2021 - 13h56Por Redação

O município de Cabo Frio retomará a vacinação contra a Covid-19 a partir desta terça-feira (6), com o grupo de pessoas que tem 69 anos de idade e profissionais de Saúde, mas, nas redes sociais, seja em publicações da Prefeitura ou em matérias da Folha, muitos moradores reclamam do ritmo da imunização na cidade em relação às vizinhas, como São Pedro da Aldeia, e cobram maior celeridade na campanha.

De acordo com dados da Prefeitura de Cabo Frio, até o último dia 1º de abril, o município recebeu 36.985 doses de vacina do Governo do Estado e aplicou 15.598 delas, o que representa um total de 42,17%. Ao todo, 13.044 pessoas receberam a primeira dose (5,66% da população de 230.378 habitantes pelo IBGE 2020) e 2.554 receberam a segunda dose (1,10%). 

Para dar uma ideia, até o último fim de semana, o percentual nacional de vacinados com, pelo menos, a primeira dose era de 9,06%, segundo o levantamento do consórcio de veículos de imprensa. Os números oficiais do ‘vacinômetro’ do Governo do Estado são ligeiramente superiores. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, até esta segunda (5), 14.281 pessoas já receberam a primeira dose no município (6,19% da população); enquanto 2.743 pessoas receberam a segunda dose nos postos (1,19%) e, portanto, estão inteiramente imunizados. 

Em São Pedro, por exemplo, já foram aplicadas 14.033 doses, sendo 10.879 como a primeira (10,25% da população de 106.049 habitantes pelo IBGE 2020); e 3.154, como a segunda (2,97%). Em Arraial, dos 30.593 habitantes pelo censo 2020 do IBGE, 2.694 receberam a primeira dose (8,80%) e 796 a segunda dose (2,60%).

Contudo, o ritmo cabo-friense é mais veloz em relação a Búzios, onde 1.303 pessoas receberam a primeira dose (3,77% da população de 34.477 habitantes pelo IBGE 2020) e 417 as duas doses (1,2%). Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde. 

Entre os principais questionamentos em Cabo Frio, estão os dias e horários de funcionamentos nos postos de vacinação.

“Queria entender qual a explicação para não vacinarem pelo menos de segunda a sexta, em Cabo Frio! Três dias de vacinação só gera mais aglomeração, filas grandes, além de retardar todo o processo. Se chegou vacina, por que não começar na segunda? Alguém me explica?”, disse uma internauta ao comentar uma postagem da Folha.

“Isso porque saiu no Diário Oficial que na segunda quinzena desse mês iria vacinar professores e seguranças. Tô vendo que aqui não vai ser assim. Tudo muito atrasado”, complementou outra, em alusão ao Calendário Único de Vacinação, divulgado pelo Governo do Estado, na semana passada. 

Questionado sobre as cobranças, o prefeito José Bonifácio (PDT) disse que o ritmo de vacinação depende da oferta de doses para o município e descartou ampliar o horário de vacinação. O prefeito também comentou que o município deve garantir a aplicação da segunda dose a quem já recebeu a primeira.

– Tudo depende da chegada da vacina. Não tem como a gente acelerar. Muitas pessoas têm me pedido: “não começa às 10h, começa mais cedo”. Mas o pessoal da Saúde já não aguenta mais, está todo mundo no limite máximo de sua dedicação. Não tenho como pedir a eles mais do que isso. O que acontece; eu observei quando fui vacinar. A gente abre [os postos] 10h, eu fui me vacinar 14h, estava vazia a escola. Às vezes a pessoa quer ir logo cedo e fica aquela fila. O problema de acelerar é que não temos vacinas suficientes. Eu não vou aderir àquela história de botar a vacina para vacinar todo mundo e ficar na possibilidade da segunda dose não chegar. Prefiro que a gente mantenha a reserva da segunda dose a contento. Você dá a primeira dose e garante que a pessoa vai ter a sua segunda dose sem problema nenhum – comentou.

Nova etapa de vacinação – Idosos de Cabo Frio entre 69 e 64 anos já têm data para se vacinar contra o coronavírus: a imunização será realizada de 6 a 8 e de 13 a 15 de abril, no primeiro e no segundo distrito, das 10h às 15h.

Na terça-feira (6) se vacinam os idosos de 69 anos; na quarta-feira (7), de 68 anos; e na quinta-feira (8), de 67 anos. Na semana seguinte, é a vez dos idosos de 66 anos, que se imunizam na terça-feira (13). Na quarta-feira (14) recebem a dose os cidadãos de 65 anos, e na quinta-feira (15), as pessoas de 64 anos.

Quem deixou de ir na data estabelecida para a sua idade pode procurar os postos de atendimento na sequência do cronograma.

É necessário apresentar documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE RECEBEM PRIMEIRA E SEGUNDA DOSE

Os profissionais de saúde que enviaram e-mail para [email protected] e foram previamente agendados pela Secretaria de Saúde recebem a primeira dose nos dias 6 e 13 (terças-feiras). Quem estiver no prazo para a segunda dose recebe nos dias 8 e 15 (quintas-feiras). Em ambos os casos, a imunização acontece das 10h à 15h, no Lions Clube, que emprestou o espaço para a ação. O profissional que por alguma razão não recebeu a segunda dose na data prevista, deve procurar a unidade citada.

Quem já enviou e-mail deve aguardar o contato da Secretaria por telefone ou via endereço eletrônico. Quem ainda não se cadastrou, deve enviar nome completo, declaração que comprove vínculo empregatício ativo, data de nascimento, telefones de contato, CPF, local de trabalho, profissão e cargo.

CRONOGRAMA

Terça-feira (06): 69 anos e profissionais da Saúde

Quarta-feira (07): 68 anos

Quinta-feira (08): 67 anos e profissionais da Saúde

Terça-feira (13): 66 anos e profissionais da Saúde

Quarta-feira (14): 65 anos

Quinta-feira (15): 64 anos e profissionais da Saúde

SERVIÇO

1º Distrito

Centro Municipal de Reabilitação – Drive-thru – Avenida Henrique Terra, 706 – Novo Portinho

Escola Municipal Professor Edilson Duarte – Rua Amélia Ferreira, s/n – Jardim Caiçara

Escola Municipal Robinson Azevedo – Avenida Vítor Rocha, 998 – Parque Burle

CIEP Hermes Barcelos – Estrada Velha de Búzios, 01 – Jardim Esperança

Profissionais de Saúde

Lions Clube
Rua José Paes de Abreu, 03 – Itajurú

2º Distrito

PAM de Santo Antônio – Drive-thru – Avenida Beira Mar, s/n

Ginásio Poliesportivo José Augusto Teixeira – Rua Marimbá, s/n – Aquárius

Leia mais em: https://www.folhadoslagos.com/coronavirus/cabo-frio-vacina-idosos-de-69-a-64-anos-contra-a-covid-19-nas-proximas/16615/