Assine Já
sábado, 13 de agosto de 2022
Região dos Lagos
25ºmax
15ºmin
VIAJE BEM Confira 331 hospedagens bem avaliadas na Região dos Lagos
CORONAVÍRUS

Búzios registra primeiro caso da variante Ômicron

Diagnóstico foi confirmado por meio de sequenciamento de amostra enviada para o Rio

11 janeiro 2022 - 16h18Por Redação

A Prefeitura de Búzios confirmou na tarde desta terça-feira (11) o primeiro caso da variante Ômicron na cidade. Segundo o governo municipal, os estudos realizados pela equipe de viligância Epidemiológica Municipal possibilitaram a identificação por meio do sequenciamento genético de amostras virais positivas para Sars-Cov-2 que foram enviadas para o Rio de Janeiro. A Prefeitura não informou a idade, o gênero e o estado de saúde da pessoa infectada pela nova cepa. 

Considerando o alto risco de contaminação da variante Ômicron, a orientação é para que todos os cuidados de prevenção sejam reforçados. A população deve estar atenta ao uso adequado de máscaras, manter o distanciamento social, evitar aglomerações, fazer o uso do álcool gel, lavar constantemente as mãos, além de realizar o ciclo completo do esquema vacinal contra o Covid-19.

O Sars-Cov-2, também conhecido como novo coronavírus, é uma cepa identificada em 2019 e tem algumas características genéticas que o torna mais transmissível podendo evoluir para quadros clínicos mais graves.

Os sintomas mais comuns são semelhantes aos de um resfriado: tosse, febre, coriza e dor de garganta. Também é possível haver perda de olfato e de paladar (ageusia), conjuntivite, náuseas, dor de estômago, diarreia, dor de cabeça e lesões de pele. Também é possível haver alteração do nível de consciência.

A Secretaria de Saúde informa que as pessoas que apresentarem qualquer sintoma, deverão se dirigir a uma das tendas de pronto atendimentos nos bairros da Ferradura e no Hospital Rodolpho Perissé. Os postos estão realizando diariamente a testagem para Covid-19 e gripe Influenza.

De acordo com o secretário da pasta, Leonidas Henringer, apesar do aumento expressivo de contágio, há um baixo índice de internação no município. A porcentagem da população já vacinada com a segunda dose é de mais de 90%.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.