quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MEDIDAS DE RESTRIÇÃO

Búzios determina proibição de permanência nas praias após aprovação do 'superferiadão'

Estabelecimentos comerciais terão que funcionar com 50% da lotação e fechar meia-noite

24 março 2021 - 08h05Por Rodrigo Branco

A Prefeitura de Armação dos Búzios anunciou no fim da noite desta terça-feira (23) novas medidas para tentar conter o avanço do novo coronavírus no município. A iniciativa foi tomada após  a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovar um projeto de lei que antecipa os feriados de abril para o período entre 26 de março e 4 de abril, denominado como 'superferiadão'. Com a decisão da Alerj, há o temor que haja grande fluxo de turistas para a Região dos Lagos.

O decreto municipal n° 1.595, que já está em vigor, estipula entre outras coisas que a permanência nas praias do balneário está proibida. O acesso a elas só é permitido para a prática de atvidades físicas individuais ao ar livre. Os estabelecimentos comerciais poderão funcionar até meia-noite, com atendimento exclusivo em mesas e limite de 50% da sua lotação.

Passeios de escunas, catamarãs, barco táxis e demais embarcações estão autorizadas a funcionar, limitados a 50% da sua lotação; todos os embarcados, incluindo turistas e tripulantes, devem usar máscara de proteção e manter distância de 1,5m (um metro e meio).

Quanto aos veículos de transporte coletivo, deverão obedecer a taxa de ocupação de 50% da capacidade total. Festas, shows e eventos seguem proibidos.

A fiscalização ficará a cargo de agentes públicos municipais, que poderão pedir o apoio da Polícia Militar para garantir o cumprimento do novo decreto. O descumprimento pode resultar em aplicação de  advertência, multa e, em último caso, na cassação do alvará. 

De acordo com o prefeito Alexandre Martins (Republicanos), as barreiras sanitárias serão intensificadas e o QR Code será emitido apenas para hospedagens no município.

- Pensando no equilíbrio e para evitar um lockdown, muito radical, estamos pedindo a compreensão de todos. Esse momento vai passar - declarou o prefeito, nas redes sociais oficiais do município.

Búzios totaliza 3.386 casos de Covid-19, com 36 mortes. Além disso, sua rede de Saúde caminha para saturação, com progressiva ocupação de leitos.

Também nesta terça (23), Rio das Ostras, Saquarema e São Pedro da Aldeia anunciaram a adoção de medidas de maior restrição, incluindo o fechamento de praias.